Notícias
5 de Novembro
Dia do Designer é comemorado com atividades acadêmicas
Estudantes e professores durante palestra (Foto: Camylla Simplício/Ascom).
Estudantes, docentes e egressos do curso participaram da programação idealizada para marcar a data, com a realização de oficinas, exposição e palestra. Atento às discussões sobre as mudanças climáticas e seus impactos e tendo a região amazônica como referência, o professor Rômulo Nascimento organizou a Exposição Impressões da margem amazônica nas dependências do curso, no bloco G do IFF Campus Campos Centro. A mostra apresentou "visões impressas da Amazônia por meio de trabalhos atuais e antigos de artistas e designers do Norte do Brasil. Reunindo gravuras, livros, zines, postais e ilustrações".
O fazer ciência envolvendo conhecimentos produzidos na área também teve seu espaço com a realização de oficina tratando da "introdução aos conceitos fundamentais da iniciação científica e ao contexto da pesquisa no campo do design e da memória gráfica". Os estudantes também tiveram a oportunidade de ver a apresentação do concurso para a capa da oitava edição da revista Cayana, uma publicação do curso.
Para a professora Joelma Alves, coordenadora do Curso de Bacharelado em Design Gráfico, oferecido gratuitamente no IFF Campos Centro, a data e as atividades realizadas trouxeram contribuições muito significativas para estudantes e docentes.
"Foi um momento especial para comemorarmos nossa profissão, refletirmos sobre sua importância e celebrarmos juntos as conquistas deste ano, especialmente a nota máxima obtida na avaliação do MEC. Agradecemos imensamente aos profissionais convidados, à professora Elis de Araújo Miranda, da Universidade Federal Fluminense e Conselheira do Instituto Letras Que Flutuam, e o designer Fábio Lopez, professor da PUC-Rio, que compartilharam conosco suas experiências, inspirações e trajetórias, tornando essa data ainda mais significativa e enriquecedora para toda a nossa comunidade acadêmica", destaca ela.
