Notícias
Ensino Médio
Direção Geral do campus quer formar ao menos uma equipe para o F1 nas Escolas
O diretor Carlos Alberto Henriques está buscando parcerias para o projeto (Foto: Rakenny Braga)
As primeiras experiências do Instituto Federal Fluminense com a montagem de equipes para participar de competições envolvendo tecnologia e outras áreas de conhecimento foram os campeonatos de robótica e de barcos solares. Com a iniciativa da Direção Geral do Campus Campos Centro, o IFF poderá marcar presença no projeto educacional F1 nas Escolas (F1 in Schools), atualmente integrando estudantes de 42 países.
O diretor-geral do campus, Carlos Alberto Henriques, é entusiasta do empreendedorismo, um dos valores por trás do projeto, e da interdisciplinaridade, prática essencial para que as equipes avancem em seus objetivos. No Brasil, o F1 nas Escolas é amparado pela parceria entre a empresa de tecnologia educacional ZOOM e a Associação Projetando o Futuro, entre outros segmentos.
Ao montar miniaturas de carros de fórmula 1 a serem impulsionados por uma cápsula de gás carbônico de alta compressão e um disparador, os estudantes envolvidos integram-se a uma metodologia conhecida no mundo como STEM, que une ciências, tecnologia, engenharia e matemática.
Falando sobre a iniciativa, Carlos Alberto explica que "a gestão tem um grande interesse em envolver os alunos com atividades estimulantes, que despertam a curiosidade e trabalham a área do empreendedorismo, muito importante na atualidade". O campus tem apoiado os estudantes das engenharias e outras áreas que participam de competições de robótica, está iniciando o desenvolvimento de seu próprio barco movido à energia solar e agora contempla com o F1 nas Escolas, os estudantes do ensino médio técnico.
A ideia é formar uma equipe integrada por seis estudantes e um professor coordenador. Entre as áreas a serem trabalhadas estão português, inglês — as apresentações são feitas nessa última língua —, comunicação, física, matemática, design e empreendedorismo. As equipes precisam conquistar patrocinadores e mantê-los a par de cada etapa. Nesse quesito, a direção geral já tem em vista um patrocinador.