Notícias
Arte inclusiva
Diretoria das Licenciaturas traz ao IFF o espetáculo de teatro Orfanato Lamed
Espetáculo do grupo de Juazeiro de Norte percorre o circuito teatral do Rio de Janeiro.
(Com texto cedido pela professora Cristiaine Ribeiro)
A entrada é 1kg de alimentos não perecíveis a serem entregues no dia do evento. Para tanto, precisa fazer a inscrição para garantir o "ingresso".
A peça é da Cia de Arte Nissi que é a primeira cia do Brasil a criar uma peça em que os atores apresentam de forma bimodal (português e Libras) e que a atriz principal é surda.
Orfanato Lamed - Sinopse
O objetivo principal desse roteiro é falar sobre identidade de forma bimodal (português e libras). Utilizando um cenário imaginário, a peça desenvolve essas características nos ambientes do Orfanato Lamed e a floresta. Os personagens são Luisa, uma menina órfã cheia de questionamentos que vive um temporal no seu interior, por ter nascido surda ela irá buscar sua identidade e nesta busca viverá uma aventura cheia de descobertas; Laodicéia, a governanta do Orfanato Lamed, que negligência seus cuidados às crianças; North, o boneco de Luisa que será quem a guiará; Aurora e Helena, colegas do orfanato que dividem quarto com Luisa, representam o sofrimento vivido pelas crianças naquele lugar; Valentin e Amadeu, dois velhos com personalidades distintas trarão comédia e entretenimento para o público; Turco, um comerciante viajante e esperto; Argos e Akíra, as raposas oportunistas que encontrarão Luisa na direção errada, sagazes, sempre estão no atalho pegando todos que entram por lá e levando até Ares para cumprir seus serviços prestados a ele; Ares, o senhor lobo é a representação da maldade que há no mundo.