CAMPUS CAMPOS CENTRO

HOMENAGEM

Diretoria de Extensão homenageia ex-servidor e inaugura espaço para coordenadores de projetos

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 08/03/2024 15h53, última modificação 11/03/2024 13h20
A sala, localizada no térreo do Bloco G, recebeu o nome de José Maria Ribeiro Miro, professor e pesquisador do campus da área de Geografia.
Homenagem ao professor José Maria Ribeiro Miro

A esposa do professor José Maria Ribeiro Miro, Janaira Miro, junto com diretor-geral Carlos Alberto Henriques e o diretor de Extensão Alex Cabral na inauguração da sala que leva o nome do docente da área de Geografia.Foto: Vitor Carletti

"O professor Zé Maria me permitiu sonhar". A gratidão envolvida nas palavras do ex-aluno Vinicius Lima revela o tamanho do legado de José Maria Ribeiro Miro, pesquisador e docente da área de Geografia, do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro, que foi homenageado nesta quinta-feira, 7 de março, pela Diretoria de Extensão.

Miro morreu em 2021, mas os laços de amizade continuam fortes. Amigos e familiares participaram do evento que inaugurou a sala agora chamada “José Maria Ribeiro Miro”, localizada no térreo do Bloco G e que servirá para reuniões entre coordenadores de projetos de extensão e bolsistas.

Perguntado por que o professor lhe permitiu sonhar, Vinicius, que foi orientado por Miro no Trabalho de Conclusão de Curso e hoje é doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, disse que o incentivo pelo estudo e a pesquisa modificaram a sua vida.

“Eu só conhecia o que eu tinha sido até os 15 anos. E ele me apresentou o mundo de possibilidades do que eu poderia ser. E a partir disso, me fez criar asas para poder lutar por todos os meus sonhos”, conta.

Esposa do professor, Janaína Miro esteve presente e disse que a homenagem mostra o quanto ele se dedicava ao trabalho no IFF Campos Centro. “ Vejo tanta gente que fala dele com carinho. Ele influenciou a vida de muitas pessoas que fizeram mestrado, doutorado. Eu fico feliz por essa homenagem e por ele ter deixado esse legado”, afirma.

Companheiro de trabalho de Miro, o professor do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza Ricardo Terra disse que o convívio era maravilhoso. “ Ele era dinâmico e conseguia envolver os alunos que eram apaixonados por ele. Era muito ativo”, lembra.

O diretor-geral do IFF Campos Centro, Carlos Alberto Henriques, revelou que entre os possíveis nomes a serem homenageados o de Miro era o que mais tinha afinidade com a pesquisa.

O diretor de Extensão Alex Cabral destacou o empenho da equipe do setor durante a sua gestão que se encerra neste mês. “Implementamos várias ações pedagógicas na Extensão e além disso, vários eventos e ações sociais. Ganhamos no ano passado uma medalha de condecoração da Secretaria Estadual da Educação, eu e nosso diretor Carlos Alberto, pelas ações relevantes do nosso estado. A gente encerra nossa gestão com essa sala destinada a coordenadores de projetos de Extensão e Cultura para que eles possam estar sempre nas reuniões com seus bolsistas e desenvolvam o melhor trabalho em seus projetos. Eu considero que estamos fechando com chave de ouro”, avalia.

O reitor eleito do IFFluminense, Victor Saraiva, também participou da cerimônia e destacou a importância das ações de extensão para o Instituto.

“Iniciativas como essa, do campus Centro, com essa homenagem, com esse espaço que está sendo criado para essa atividade, eu acho muito importante e a gente tem que fomentar cada vez mais isso na nossa instituição.”