CAMPUS CAMPOS CENTRO

ENSINO

Divulgado novo calendário acadêmico do IFF Campos Centro após o fim da greve

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 05/07/2024 17h11, última modificação 05/07/2024 17h47
Após votação, a comunidade escolheu que o primeiro semestre letivo de 2024 vai até 9 de novembro sem interrupção para férias.
Novo calendário acadêmico de 2024 do IFF Campos Centro

As aulas do primeiro semestre de 2024 começaram em 3 de julho e vão até 9 de novembro.Arte: Raphaella Cordeiro

O Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro tem novo calendário acadêmico. Estudantes, técnico-administrativos e professores votaram e escolheram que o primeiro semestre letivo de 2024, que começou em 3 de julho, vai se estender sem interrupção para férias até 9 de novembro. A votação, cujos resultados foram divulgados nesta sexta-feira, 5 de julho, foi necessária devido à greve dos servidores da educação federal por todo o país.

A comunidade do campus tinha três opções de calendário, e a proposta 2 saiu vencedora com 1.153 votos, o que corresponde a 18% do total de votantes. Para os cursos anuais do IFF Campos Centro, o segundo semestre letivo de 2024 vai se iniciar em 11 de novembro, enquanto que, para os cursos semestrais, o início vai se dar a partir de 18 de novembro com término em 23 de maio de 2025. Porém, haverá uma pausa para férias a partir de 11 de dezembro até 26 de janeiro de 2025.

O novo calendário acadêmico do IFF Campos Centro prevê ainda nove sábados letivos em 2024.1 e 11 em 2024.2. O primeiro semestre de 2024 ficou com 101 dias letivos; o segundo, com 105.

Segundo o diretor de Apoio e Registro Acadêmico do IFF Campos Centro, Marcelo Portal, a votação obedeceu à proporção que cada segmento tem nas eleições de diretores-gerais e de reitor. Ou seja, independente do número total de eleitores aptos a votar, cada um dos três segmentos (professores, estudantes e técnico-administrativos) tem direito a apenas um terço na totalização final dos votos.

As propostas 1 e 3 obtiveram, respectivamente, 322 e 295 votos nos três segmentos.