CAMPUS CAMPOS CENTRO

Doutorado Ambhidro abre seleção com 15 vagas

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 04/03/2024 15h38, última modificação 04/03/2024 15h38
Inscrições online vão até 20h do dia 31 de março. Há reservas de vagas para candidatos autodeclarados negros, indígenas e pessoa com deficiência.
Inscrições abertas para Curso de Doutorado Ambhidro

As inscrições online vão até as 20h do dia 31 de março.Arte: Raphaella Cordeiro / Ascom Centro

O curso de Doutorado em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (Ambhidro) está com inscrições online abertas até 20h do dia 31 de março. O programa de pós-graduação vai selecionar até 15 novos pesquisadores para turma de 2024. As aulas acontecem no Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro.

Os candidatos deverão apresentar projetos que dialoguem com as duas linhas de pesquisa do curso: Modelagem para Meio Ambiente Aplicada em Recursos Hídricos e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicada em Recursos Hídricos. No edital, a Comissão do Processo Seletivo estabeleceu 30 temas com os quais é possível produzir propostas de estudo.

O objetivo do doutorado, reconhecido pela Capes na modalidade profissional, é desenvolver pesquisas que busquem soluções eficazes na área de meio ambiente com ênfase em recursos hídricos. O programa tem o compromisso de colocar em prática projetos que visem a atender os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) como água e saneamento básico, fome zero e agricultura sustentável, energia acessível e limpa e vida na água, entre outros.

A seleção está aberta a portadores de diploma de mestrado expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Para participar, é preciso fazer o cadastro no Portal de Inscrições do IFF. O candidato deverá imprimir o boleto da inscrição e pagar a taxa no valor de R$ 60 em qualquer agência do Banco do Brasil até o dia 19 de abril. É possível solicitar isenção do pagamento, desde que o interessado em receber o benefício comprove que sua família é atendida pelo Programa Bolsa Família. Servidores ativos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica também terão direito à isenção da taxa de inscrição.

Segundo o coordenador do curso Jader Lugon, atualmente o programa possui 34 pesquisadores. O doutorado, cujo tempo máximo para conclusão é de 4 anos, iniciou suas atividades em 2020 e ainda não possui tese aprovada. “Nossos alunos são profissionais atuantes na área ambiental e recursos hídricos”, disse.

Reservas de vagas — Das 15 vagas, até cinco poderão ser preenchidas por candidatos autodeclarados negros, indígenas e pessoa com deficiência, de acordo com o que prevê a resolução do Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense nº23/2022, publicada em 22 de maio de 2022.

O candidato com deficiência poderá solicitar atendimento especial para as etapas da seleção. Mas, para isso, é preciso enviar para o e-mail ambhidro.selecoes@iff.edu.br, formulário próprio presente no edital, cópias do pagamento da taxa ou da isenção, da inscrição e do laudo médico que comprove o tipo e o grau da deficiência.