CAMPUS CAMPOS CENTRO

Encontro Nacional

Educadores se articulam visando avanços na Educação de Jovens e Adultos

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 02/12/2022 10h52, última modificação 02/12/2022 13h48
Professor do Proeja no IFF Campos Centro acompanhou as discussões estabelecidas no Rio Grande do Sul.
EJA

O professor Gevaldo (último à direita) e alguns dos participantes (Foto: Divulgação).

O IFF Campus Campos Centro foi um dos representantes da região Sudeste no V Encontro Nacional da Rede Federal - Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Proeja, realizado no Rio Grande do Sul, de 29 de novembro a 01 de dezembro. O professor Gevaldo da Silva Matta, coordenador do Proeja no campus, participou do evento em que foram comemorados os 15 anos da EJA no país. A modalidade ó oferecida no Campos Centro desde 2007.

Gevaldo acompanhou as discussões temáticas, relatos de estudantes formados em cursos oferecidos pelo programa e as articulações que visam ampliar a atenção da Educação Profissional e Tecnológica com a EJA/Proeja na nova administração federal, que assumirá em janeiro de 2023.

"Nas articulações principais deste V encontro foi estabelecida uma agenda com reuniões pontuais junto aos representantes da EJA/EPT em Brasília, com integrantes do grupo de transição para o novo governo", ressalta o professor.

O primeiro encontro foi realizado em 2018, em Goiânia/GO e o segundo em  2019, em Londrina/PR. Com a pandemia de Covid-19, ocorreu de modo virtual em 2020 em Maceió/AL, e, 2021, em Manaus/AM. Os organizadores do V Encontro destacam que os cursos de Educação de Jovens e Adultos oferecidos nos Institutos "aproximaram nossas instituições de realidades até então pouco vivenciadas e conhecidas." Refletir sobre as "políticas educacionais adotadas e ações pedagógicas encaminhadas" estão entre os desafios identificados pelos educadores participantes do evento.