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Curso de Design Gráfico
Egresso produz e apresenta episódio comemorativo de “Caverna do Dragão” na CCXP
Diego Ventapane apresentou "O episódio perdido" do desenho Caverna do Dragão que ficou famoso por não ter tido um final conhecido do público.Fotos: Acervo pessoal/ Diego Ventapene
Os fãs de “Caverna do Dragão”, desenho que foi exibido nos programas infantis da TV aberta no Brasil na década de 90, por muito tempo reclamavam que a saga dos seis jovens com armas poderosas que queriam voltar para suas casas não havia chegado ao fim. Mas, o egresso do Curso de Design Gráfico do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro Diego Ventapane produziu “O episódio perdido” da série e alimentou ainda mais a curiosidade de quem durante a infância assistia à aventura que nunca terminou de fato.
Ventapane apresentou o episódio no Comic Con Experience (CCXP), um dos maiores eventos de cultura pop do mundo que aconteceu em São Paulo entre os dias 5 e 8 de dezembro. Ele conta como surgiu o projeto.
“Tudo começou quando eu recebi um email de uma empresa chamada Spark, uma agência de influenciadores, a pedido da Hasbro (empresa de brinquedos que fabrica os bonecos de Caverna do Dragão), que estava procurando alguém que pudesse produzir um episódio comemorativo aos 40 anos de Caverna do Dragão no Brasil e 50 anos do jogo de RPG Dungeons and Dragons, do qual o desenho foi inspirado. Inicialmente, eu não sabia da participação do Jovem Nerd, mas logo assim que fechamos o contrato, fui informado dessa participação”, disse.
O Jovem Nerd é um site de entretenimento em cujo canal do Youtube está disponível o mais recente episódio de Caverna do Dragão que, em 17 de dezembro, já tinha mais de 149 mil visualizações.
Diferente do desenho animado que era exibido nos programas infantis, “O episódio perdido” foi produzido com bonecos filmados com a técnica de stop motion. Ventapane formou em 2011 e assina a animação, as direções de fotografia e de arte e a pós-produção da obra. Os cenários também têm a assinatura de Luiza de Carvalho, outra egressa do curso do IFF Campos Centro. A empresa Ogilvy ficou responsável pela campanha de marketing do produto.
Diego Ventapane apresentou o episódio durante a CCXP, em São Paulo.
O roteiro é de Fábio Yabu em parceria com o Deive Pazos (Azagal), e a sonoplastia foi feita pelo compositor e produtor musical Bruno Gouveia (Govis).
Produção —Ventapane contou que foram 302 dias de trabalho desde o início da pré-produção até a finalização do vídeo. “É importante destacar que esse episódio não é um final para a série, é uma comemoração que usa de várias teorias de fãs para criar um roteiro original, por isso o nome "O Episódio Perdido". A Hasbro não tinha o intuito de encerrar a série com essa produção, mas comemorar estes marcos”, detalha.
Perguntado sobre quais competências aprendidas durante o curso foram importantes neste projeto, Ventapane elencou algumas: habilidades manuais, visão artística, direção de arte e fotografia e identidade visual, entre outras.