CAMPUS CAMPOS CENTRO

Egressos da área de Informática ajudam estudantes a planejarem carreira no exterior

por admin publicado 25/08/2023 14h07, última modificação 26/10/2023 10h00
"Carreira de Tecnologia da Informação no Exterior: oportunidades, desafios e estratégias", foi tema de palestra ministrada pelos egressos Leonardo Gomes da Silva e Lucas Siqueira Fernandes.
1

Um desafio para cursos como Informática, Engenharia Computacional ou Sistemas de Informação é a transição cada vez mais rápida das tecnologias e a dinâmica do mercado. Pensando nisso, os professores da área de Informática do IFF Campus Campos Centro organizaram um sábado letivo, com palestra e minicursos oferecidos aos estudantes de cursos do ensino superior e Curso Técnico de Informática.

O estudante Pedro Henrique Ribeiro Schaper está cursando os períodos finais do Curso de Bacharelado em Engenharia da Computação e participou da palestra. Para ele, "esses eventos possibilitam aos professores entregarem essas inovações do mercado para os alunos de maneira organizada, uma vez que o corpo docente sabe a base de conhecimento que os alunos têm. Um exemplo foram os minicursos de MongoDb que foram ofertados em dois níveis de conhecimento (básico e avançado)".
   Conhecimentos - Pedro lembra que os palestrantes apresentaram dicas e ferramentas que podem facilitar a entrada no mercado. "Os egressos são a principal fonte de informação para os alunos atuais, pois eles sabem quais as dificuldades dos alunos que frequentam a instituição e conseguem traçar dicas mais objetivas, diferente de pessoas externas, que por não terem conhecimento da estrutura da instituição, muitas vezes trazem informações bastantes abstratas".
   Micael Gomes Tavares está cursando o terceiro período do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Foi seu primeiro sábado letivo e ele achou "muito incrível a palestra dos dois". O evento resultou em acréscimos de conhecimento para Micael:
   "Eu gostei muito da forma que foi conduzido! Sanaram muitas das minhas dúvidas e curiosidades. O mais legal foi ver e perceber que temos essa oportunidade de conseguir um bom emprego que pague bem e, principalmente, trabalhar com o que gostamos. Achei muito interessante a questão do Linkedin, que realmente não tinha muita utilidade antes da palestra na minha vida. Mas que depois, consumindo o conteúdo apresentado pelos palestrantes, virou uma das redes que eu mais estou utilizando em busca de um emprego no exterior".
   A professora Roberta Torres Braga, uma das organizadoras do evento, explica que os palestrantes "compartilharam suas experiências na área de desenvolvimento e contaram como conseguiram se inserir no mercado de trabalho no exterior". De acordo com ela, vários assuntos foram abordados na palestra, "como faixa salarial, tecnologias em destaque e importância de manter perfis em redes como Linkedin, Github e afins, para maior visibilidade para as empresas e recrutadores".

Sobre os palestrantes

Leonardo Gomes da Silva (@leogomesdev): Técnico em Informática (2013) e Bacharel em Sistemas de Informação (2017) pelo IFF campus Campos Centro. Possui experiência internacional de 2 anos como Desenvolvedor de Software nas Ilhas Cayman, colaborando com empresa parceira da MongoDB. Atualmente, é Desenvolvedor Full Stack remoto na Pelmorex Weather Networks, líder canadense em propaganda, meteorologia e dados. Atua com as tecnologias JavaScript, Node.js, MongoDB e Desenvolvimento Web, além de possuir certificações em MongoDB e Big Data.

Lucas Siqueira Fernandes (@lucassiqueiradev): Bacharel em Sistemas de Informação (2022) pelo IFF campus Campos Centro. Possui experiência internacional de 2 anos como Desenvolvedor Ruby on Rails trabalhando em empresas do Canadá e EUA. Atualmente, é Desenvolvedor Full Stack remoto na Quorum, uma empresa responsável por parte da comunicação política dos EUA, ligada à Casa Branca. Atua com as tecnologias Ruby e Javascript e também como consultor de Linkedin.