CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Empreendedorismo

Egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo mostram resultado de trabalho coletivo

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 14/07/2017 10h43, última modificação 18/07/2017 12h20
Grupo realiza parceria com o Shopping Boulevard e oferece soluções apoiadas em trabalho conjunto, criatividade e sustentabilidade.
Nós Coletivo

O coletivo reunido na frente do Coworking do Shopping Boulevard (Divulgação Instagram do grupo)

 O Nós Coletivo é integrado por 13 profissionais oriundos do curso de Arquitetura e Urbanismo oferecido no Campus Campos Centro do IFF. São egressos de um período que vai da terceira à sexta turma.  Inicialmente, os recém-formados pretendiam criar uma mostra independente, visando ao acesso das pessoas aos trabalhos. No começo, eram 10 escritórios buscando a criação de novos espaços e também ocupá-los nos shopping centers, praças e eventos da cidade, como o festival de food truck. Para concretizar os projetos, os arquitetos decidiram seguir uma tendência de reaproveitar materiais e atuar com práticas ambientalmente corretas.

 No caso da presença no Shopping Boulevard, recorreu-se aos materiais já existentes. De acordo com Almir José Neto, um dos arquitetos fundadores do coletivo, a ideia por traz da arquitetura colaborativa é que os escritórios tornem seus trabalhos conhecidos e consolidem, ao mesmo tempo, suas marcas.

 - O Boulevard já tinha também a ideia de criar um espaço Coworking, que era uma coisa que não tinha no shopping. Estavam sentindo necessidade de um espaço de treinamento para empresas e tudo mais. Essa foi a demanda apresentada por eles. Nós queríamos um espaço para divulgar o coletivo e o shopping queria arquitetos para fazer esse espaço – lembra Almir José Neto.

 Dessa maneira, o coletivo fechou a parceria com a intenção de ter o mínimo de custo para cada um, aproveitando os materiais já existentes no depósito do Boulevard e também buscando parcerias. A proposta do Nós Coletivo concilia a produção em arquitetura com a interação com outros profissionais de áreas diversas no universo da criação, como designers, artistas plásticos e fotógrafos.

 - O objetivo é empreender para que cada um dos escritórios fique conhecido, inicialmente com o nome coletivo, que é o Nós, mas também individualmente. Cada escritório tem uma pegada diferente. Têm pessoas que trabalham com interiores, as que trabalham com decoração, no meu, há duas pegadas: arquitetura social e a religiosa. Então, cada um tem a sua pegada e o objetivo do coletivo é divulgar todo mundo – explica Almir.  

 Em seu site, o shopping menciona a parceria e seu objetivo com o Coworking: "servir como ponto de encontro para fechamento de negócios, reuniões, treinamentos, bate papo profissional, entre outros fins comerciais, um espaço para que novos empresários possam se desenvolver e trocar boas ideias e experiências profissionais."