CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

2025

Emoções no encontro fraterno dos servidores

por Antonio Barros/Assessoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 11/12/2025 13h58, última modificação 11/12/2025 13h58
Momento de celebrar as conquistas do ano que chega ao fim e também homenagear os servidores recém-aposentados.
Confraternização 2025

Estudantes músicos do IFFluminense em apresentação para os servidores (Foto: Antonio Barros/Ascom).

   A gestão do IFF Campus Campos Centro organizou, na manhã e no final da tarde desta quarta-feira, 10 de dezembro, um encontro com os servidores para um momento de celebração do ano que finda e de homenagens aos novos servidores e àqueles que estão iniciando uma nova fase na vida, com a merecida aposentadoria. "Costumo dizer que não é uma despedida, mas um até breve", pontua o professor Carlos Augusto Boynard, diretor-geral do campus. Acompanhado da equipe gestora do campus, ele recebeu no Auditório Miguel Ramalho servidores em atividade e também vários servidores aposentados. 

   Nos dois encontros, os presentes foram contemplados com a música maravilhosa do trio de estudantes músicos do Instituto Federal Fluminense e bolsistas dos projetos de cultura e extensão do Campus Campos Centro "Eventos e Educação das Artes" e "Orquestra de Violões do IFF": Flávio Coelho Catarinozi, flautista e estudante da Licenciatura em Música do Campus Campos Guarus; Igor Caldas Navarro e João Victor Costa Telefe, do curso técnico integrado em Eletrotécnica do Campus Campos Centro. Os três se revezaram entre o violão e a percussão ao longo do evento.

  No momento de homenagem aos novos servidores e aos que iniciaram neste segundo semestre suas aposentadorias, Boynard solicitou que os ingressantes entregassem aos colegas aposentados uma placa, confeccionada no laboratório LabMaker do campus, com o reconhecimento aos serviços prestados ao Instituto. O professor Ronaldo Uebe Mansur desejou que os novos colegas procurem "deixar raízes, serem líderes" e procurarem fazer a diferença. O homenageado da cerimônia realizada à tarde e já início da noite foi o servidor Ozório de Souza Neto. Surpreso, ele se emocionou e fez um breve agradecimento "a todos que me ajudaram aqui, ao meu chefe imediato, Tiago" (Tiago Gomes da Silva Ribeiro, diretor de Infraestrutura) que me incentivou a fazer cursos" (de qualificação para desenvolvimento na carreira). 

   Encontro - Sendo na atualidade um dos servidores mais antigos do campus, Revair Lourenço deu um depoimento à Comunicação Social sobre uma oportunidade que o evento possibilita: "Ainda mais em tempos de home officer, em que muitos servidores, colegas, estão em casa e não se encontram, então, esses momentos são os que a gente tem para ver os colegas. Alguns trazem os filhos, e aí a gente vê também os filhos aqui e tem de aproveitar esses momentos que são muito bacanas".

   A professora Ana de Paula de Castro é o rosto e voz das muitas cerimônias realizadas no campus ao longo do ano, nos mais diversos eventos, cujo cerimonial prepara. Ela fala da emoção envolvida em todas as ocasiões: "É sempre uma emoção, todo evento é uma emoção! As formaturas são um momento impar na vida dos estudantes e fazer parte é importante. Agora é o momento dos servidores receberem a nossa gratidão pelo trabalho prestado, compartilhando um ano inteiro juntos. Eles também têm de ter esse valor reconhecido. Então, a emoção como servidora bate mais forte sim!".  

Servidores recebidos com a arte de estudantes músicos do Instituto Federal Fluminense (Foto: Antonio Barros).  O servidor Ozório de Souza Neto recebeu homenagem da gestão (Foto: Raphaella Cordeiro/Ascom).

Os homenageados Ronaldo Uebe Mansur e Ozório de Souza Neto.