CAMPUS CAMPOS CENTRO

Encontro da nova turma do Mulheres Mil

por admin publicado 09/08/2013 17h20, última modificação 15/12/2017 13h53
Evento foi uma recepção às alunas da segunda turma do Programa, que foram estimuladas a buscarem a emancipação social e a melhoria da auto-estima.

A aula inaugural da segunda turma do Programa Mulheres Mil do campus Campos-Centro do IFF aconteceu nesta sexta-feira (09) no Auditório Miguel Ramalho, no campus. O evento não foi uma aula, em seus moldes tradicionais — mas um acolhimento às novas cem alunas. A equipe do projeto esteve presente, assim como o diretor do campus, Jefferson Manhães, e o diretor de Extensão, Jonivan Lisbôa. Foram realizados uma esquete teatral com a participação da atriz Iara Lima e um coffee break.

Segundo a coordenadora do Programa, Judith de Araújo, as novas aulas somam 200 horas e são relativas aos cursos de Costura Artesanal e Culinária. As alunas do Programa também terão aulas de Cidadania, Direitos da Mulher, Direitos do Trabalhador, Cooperativismo, Inclusão Digital, Empreendedorismo e Saúde da Mulher.

Nas aulas de Costura, as estudantes aprenderão a confeccionar bolsas, saquinhos, panos de prato, apliques, embalagens e itens afins. E nas aulas de Culinária, direcionadas a preparações doces, aprenderão a fazer tortas, doces confeitados e outros produtos.

— Os cursos objetivam a emancipação das mulheres, que já vêm com esse interesse de aprenderem algo para terem seu próprio recurso financeiro. A proposta do Programa também envolve o desenvolvimento pessoal. — disse Judith, destacando a importância do apoio de Jonivan Lisbôa nas atividades do Programa.

O Mulheres Mil também oferecerá, em breve, oficinas em diversas áreas, como silk screen e outras relacionadas ao Design.

— A gente está articulando isso. As aulas do Programa fazem com que as mulheres ampliem a visão de mundo e, assim, se posicionem neste de maneira diferente, acreditando em seu potencial. —, comentou a assistente social Vânia Puglia, acrescentando: — As pessoas que estão no Programa estão empolgadas; apaixonadas pela proposta do projeto. A equipe está atuante e interagindo muito. Acho que este é o diferencial dessa nova fase.

FORMATURA — A formatura da primeira turma do Programa, que então estava sob a coordenação de Fátima Gomes, acontecerá no dia 22 de agosto, a partir das 14h, também no Miguel Ramalho. As 60 estudantes ganharão a certificação de qualificação nos cursos: Básico de Costura para Artesanato; Auxiliar de Manutenção Predial; e Básico de Doceira. E no dia 20 de agosto inicia no Espaço Raul Linhares, do campus, uma Mostra de Trabalhos das alunas da primeira turma.

(Postado em 09/08/2013).