CAMPUS CAMPOS CENTRO

Engenharia estuda proposta para o Pontal

por admin publicado 14/11/2013 18h30, última modificação 15/12/2017 13h53
Em recente aula de campo, estudantes de Engenharia de Controle e Automação levantaram dados e informações. Professores do IFF e UFRJ coordenam.

Até o final do mês de novembro deverá estar concluído o relatório elaborado pelo grupo, com orientação dos professores. O objetivo é propor alternativas para o antigo problema do avanço do mar em Atafona, praia do litoral de São João da Barra, no Norte Fluminense.

No trabalho de campo, além de levantar dados, os estudantes discutiram possíveis causas e efeitos visando propor soluções para o problema do avanço do mar. Ao longo de várias décadas, ruas inteiras e construções desapareceram.

Os trabalhos são coordenados pelos professores João Roberto Fortes Mazzei, do campus Campos-Centro do IFF e Roberto Marques, da UFRJ, tendo suporte do professor Vicente de Paulo, diretor do campus Paraíba do Sul (UPEA).

Aula de campo eng control SJB nov 2013

A atividade integrará o programa Sala de Professor, exibido pela TV Brasil e TV Escola. Durante a aula de campo, os participantes entrevistaram moradores, autoridades, fizeram observações deslocando-se do Pontal até a foz do Rio Paraíba do Sul, em seu encontro com o mar. Os estudantes cursam o primeiro período de Engenharia de Controle e Automação oferecido pelo campus Campos-Centro.

- O local é uma área de especial interesse aos assuntos da gestão ambiental. Com o trabalho, o aluno pode vivenciar os problemas ambientais e correlacioná-los aos conteúdos apreendidos - comenta o professor João Roberto.

(Postado em 14/11/2013