CAMPUS CAMPOS CENTRO

Engenharia Mecânica recebe nota máxima em avaliação do MEC

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 31/10/2023 15h18, última modificação 31/10/2023 15h18
Avaliadores do Ministério da Educação fizeram análises do curso entre os dias 25 e 27 de outubro.
MEC dá nota máxima ao curso de Engenharia Mecânica

Professores e alunos do curso de Engenharia Mecânica após a reunião com os avaliadores do MEC. Foto: Divulgação

O Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro recebeu nota máxima em avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Os avaliadores realizaram uma visita remota ao campus entre os dias 25 e 27 e organizaram a análise em quatro dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, infraestrutura e considerações finais. A nota atribuída ao Curso de Engenharia Mecânica foi cinco, considerada a mais alta pelo MEC.

“Os trabalhos transcorreram de forma adequada e satisfatória, tendo o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Fluminense disponibilizado toda a documentação, assim como os gestores, docentes, discentes e demais colaboradores. Durante a visita, a qual foi acompanhada pela Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica, Professora Angélica da Cunha Santos e equipe de apoio, foram esclarecidas as dúvidas surgidas no processo de avaliação. Esta comissão visitou todas as instalações de interesse do curso, tais como laboratórios básicos e específicos, biblioteca, laboratórios de informática, salas de aula, salas dos docentes e coordenador, instalações administrativas, setores de atendimento a docentes e discentes e outros espaços”, afirma o parecer do MEC.

A coordenadora do curso Angélica Cunha comemorou a conquista e destacou o trabalho conjunto feito junto aos professores, técnicos-administrativos e alunos. "É o resultado de um trabalho desenvolvido a longo prazo por toda a equipe ”, avalia.

O coordenador adjunto Thiago Menezes disse que as equipes de competição como a Griffon Racing (baja) e a Goytacar (carro elétrico) foram fundamentais para a avaliação considerada excelente feita pelo MEC. "Priorizamos o protagonismo do estudante que participa ativamente dos processos de decisões e melhorias do curso", disse.

O diretor de Ensino Superior de Tecnologia e Bacharelados do IFF Campos Centro, Leonardo Sardinha, disse que o curso foi bem planejado desde a sua origem entre 2015 e 2016.

“Foram várias reuniões para estruturar um PPC (Plano Pedagógico do Curso) alinhado com as demandas da nossa região. O NDE (Núcleo Docente Estruturante) esteve sempre ativo com constantes reuniões para a melhora do curso. A coordenação foi incansável na preparação de toda a documentação que faz parte dos indicadores da avaliação, buscando e planilhando todas as informações para disponibilizar aos avaliadores”, disse.