CAMPUS CAMPOS CENTRO

Enletrarte vai debater culturas indígena e africana e linguagem corporal

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 27/06/2023 16h33, última modificação 07/07/2023 14h53
Professores e estudantes podem submeter comunicações orais até 3 de julho.
Enletrarte vai realizar sua 8ª edição

O evento será realizado no IFF Campos Centro entre 15 e 17 de agosto.Arte: Ascom/Centro

O Enletrarte, tradicional evento sobre linguagens e culturas, volta a ser realizado neste ano no Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro entre os dias 15 e 17 de agosto após três anos sem atividades por causa da pandemia. Para participar, é preciso fazer a inscrição até 16 de julho AQUI.

A proposta da 8ª edição, cujo título é “Verso, anverso, reverso: cifras e códigos sob a pele da linguagem”, é debater a diversidade das comunicações. Neste ano, as culturas indígena e africana e a linguagem corporal mereceram lugar de destaque pela atualidade e relevância dos temas.

O Enletrarte (Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes) é organizado por cinco coordenações do campus: Artes, Códigos e Linguagens, o Celiff (Centro de Línguas), Letras e Teatro.

A organização espera receber professores de outros estados. O tema da conferência de abertura é “As artes da cena como articuladoras de uma formação ética e estética de si com educadores/as de todas as áreas” feita pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Tais Ferreira.

Neste ano, as integrantes do Movimento Plurinacional Wayrakuna Maria Miguelina Cardoso Lopes e Aline Ingrid Lopes Pereira vão fazer uma palestra sobre a significação dos códigos linguísticos da comunidade indígena.

Segundo a coordenadora adjunta do Curso de Licenciatura em Letras e membro da organização do Enletrarte Giulia Candido, abordar os diferentes códigos linguísticos das culturas indígena e africana amplia o campo do conhecimento da área.

A conferência de fechamento vai abordar a cultura africana e a sua influência na sociedade brasileira e será realizada pela professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais Maria Nazareth Soares Fonseca junto de Roberta Maria Ferreira Alves, docente da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri com o tema “ As literaturas africanas de língua portuguesa: processo em construção". O Enletrarte vai ter ainda oficinas e minicursos.

Submissão

Para participar, é preciso submeter um resumo da comunicação oral até o dia 16 de julho. As submissões podem ser feitas AQUI. Após as discussões, os participantes vão ter até 18 de setembro para enviar o artigo que, se aprovado, será publicado na Revista Vértices.