CAMPUS CAMPOS CENTRO

OBMEP

Entrega de medalhas e menções honrosas da 16ª Olimpíada de Matemática

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 24/06/2022 17h22, última modificação 28/06/2022 11h20
Estudantes do IFF Campus Campos Centro, e de outras escolas, participam do evento, realizado em Campos dos Goytacazes.
Premiação OBMEP

O estudante Miguel Fonseca recebeu a Medalha de Prata, na cerimônia (Foto: Antonio Barros/AscomCCC)

A Olimpíada Brasileira de Escolas Publicas e Privadas (OBMEP) acontece desde 2005 e após enfrentar o período mais crítico da pandemia de Covid-19 volta a estimular a participação de estudantes do Instituto Federal Fluminense e de outras instituições de ensino. Na cerimônia de entrega de medalhas de prata, bronze e menção honrosa, realizada no IFF Campus Campos Centro, professores, estudantes, familiares e secretários de educação de municípios do Norte Fluminense destacaram a importância da Olimpíada para a transformação de vidas.

Os dois Irmãos, alunos do Curso Técnico de Automação Industrial, Miguel e Pedro Fonseca Nascimento, estão entre os estudantes que ganharam mais interesse pela área, ao conhecerem melhor a OBMEP. No caso de Miguel, a participação iniciou no 7º ano do fundamental. "Eu nunca estudei muito para a OBMEP, sempre só consegui uma Menção Honrosa, só que aí eu comecei a estudar um pouquinho mais, no ano passado, e ganhei essa de prata. Estou estudando bastante pra essa deste ano, pra ver se ganho a de ouro". Pedro destaca que a olimpíada estimula o estudo: "Na minha sala muitos amigos se sentiram mais motivados na Matemática. Teve um que ganhou um Menção Honrosa e o pessoal gostava de saber, perguntava como que ia, ficava interessado".

Um outro exemplo de estudante que teve sua atenção despertada pela Olimpíada é Bernardo do Espírito Santo, de 12 anos, que cursa a 7ª série na Escola Estadual João Pessoa, situada no bairro Parque São Caetano, em Campos dos Goytacazes. "Eu pretendo continuar participando porque a gente pode acabar incentivando outros alunos também", comenta ele. Tida como disciplina difícil por muitos estudantes, para Pedro, Matemática pode ser vista de outra maneira: "as pessoas não gostam porque elas acham difícil, mas muitas das vezes, se elas sentarem e aprofundarem seus estudos podem achar muito interessante."

Apoio - O diretor geral do IFF Campos Centro e incentivador das olimpíadas das diversas áreas, Carlos Alberto Henriques, lembra que essa é a segunda vez que a cerimônia acontece no campus, representando um estímulo e oportunidades para os alunos. "Não é só uma questão de ganhar uma medalha. Ela (Olimpíada) está promovendo oportunidades para nossos alunos". Em sua fala, ele citou o caso de um estudante que ganhou uma bolsa de estudo em uma universidade privada no Rio de Janeiro.

-  A gente entende a importância - temos aqui hoje pais, alunos e professores - quero agradecer o apoio que vocês têm dado aos seus alunos e filhos. Esse apoio é muito importante porque o aluno passa a ter um compromisso com seu estudo, com a disciplina. A gente sabe que não é fácil ter uma medalha, uma menção honrosa, mas todos são vencedores, todos que participam de uma olimpíada como essa - destacou Carlos Alberto.

O diretor de Extensão do campus e representante regional do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Alex Cabral, enfatiza que "a OBMEP, além de ser uma prova de olimpíadas, é uma prova que muda vidas. Desde 2005, a escola tem visto o descobrimento de talentos com a OBMEP. Ela empodera o nosso estudante na Matemática, assim como no conhecimento".

O professor Marcelo da Silva Correa, coordenador regional da OBMEP, disse esperar um aumento no número de estudantes e municípios participantes após a fase inicial da pandemia, quando "houve uma redução no número de alunos e de escolas participantes, pelas diferentes questões, desafios que escolas e alunos enfrentaram. A 17ª (este ano) já foi naturalmente maior. Nós esperamos no ano que vem retomarmos o número habitual que tínhamos".