CAMPUS CAMPOS CENTRO

Equipe Baja Griffon faz sua estreia em regional da SAE Brasil

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 20/09/2024 14h06, última modificação 20/09/2024 14h06
Após participação no evento, os estudantes se preparam para novo desafio.
Baja Griffon

A equipe e o protótipo apresentado na 17ª SAE Sudeste (Foto: Divulgação).

A equipe de competição off-road, Baja Griffon, do Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF) , se dedica à finalização do seu primeiro protótipo. O próximo objetivo é participar da 30ª edição da Competição Baja SAE Brasil - Etapa Nacional, marcada para acontecer em São José dos Campos - SP, entre os dias 26 e 30 de março de 2025. As expectativas da equipe são grandes, assim como a motivação para novos desafios, em que procura deixar sua marca nas futuras competições.

A Baja teve sua primeira participação na 17ª Competição Baja SAE Brasil - Regional Sudeste, realizada entre os dias 12 e 15 de setembro em São João del-Rei, Minas Gerais. O evento, organizado pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE), reuniu equipes de diversas instituições em um desafio que mescla habilidade técnica e inovação.

No 17ª Baja SAE Brasil, o protótipo foi apresentado para Inspeção de Conformidade Técnica de Segurança (ICTS). De acordo com a equipe, "esse processo é fundamental para garantir que o veículo atenda aos regulamentos e não ofereça riscos aos participantes". A presença na competição marcou um passo importante para a Griffon, que busca testar suas habilidades, além de promover o espírito de equipe.

Fundada em 2022, em Campos dos Goytacazes, ela "reúne estudantes de engenharia e outras áreas, todos com paixão pela engenharia automobilística". A equipe é organizada em setores como Administração, Financeiro, Marketing e construção, abrangendo áreas como Cálculo Estrutural, PowerTrain, Suspensão e Direção, Freios, Elétrica e Eletrônica, Segurança, Design e Ergonomia.