CAMPUS CAMPOS CENTRO

Equipe da merenda é elogiada por estudantes

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 22/12/2017 16h16, última modificação 22/12/2017 16h35
Merenda

Diariamente são servidos almoços para estudantes e merenda nos três turnos do dia.

No início de novembro aconteceu algo pouco comum no campus. Estudantes da Licenciatura em Teatro afi xaram pequenos cartazes no refeitório elogiando a merenda e o trabalho da equipe. De fato, não é fácil preparar e servir todos os dias 900 lanches por turno e 500 almoços. Nutricionista do Instituto e coordenadora dos trabalhos, Alessandra Asmar corresponde à manifestação: “Os estudantes sabem que nossa merenda é feita com muito zelo e carinho e que continuamente buscamos melhorar, tanto a qualidade quanto a variedade das nossas refeições”.

Como defi nir um cardápio diário, produzido com produtos naturais? Considerando as diretrizes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Outro ponto é que a equipe faz pesquisas de satisfação. Às vezes há apertos. A janta tem de servir a até mil alunos em alguns dias, é difícil atuar com máxima precisão. Já ouviu falar em RDC 216 e RDC 275? Quem merenda não, mas as nutricionistas estão atentas a esses números ligados à qualidade da alimentação servida.

- Essas normas (da Anvisa) nos instruem tanto na infraestrutura quanto no controle da qualidade dos alimentos. Criamos inclusive nosso Manual de Boas Práticas, que abrange desde o funcionário (higiene pessoal, postura, equipamento de segurança), a infraestrutura (equipamentos adequados em número e tipo, bancadas, pias, etc), como também o recebimento das mercadorias, seu armazenamento, o pré-preparo, o preparo, a distribuição e a higienização dos equipamentos e demais áreas - revela Alessandra.

Opinião de estudantes

Ricardo Paixão, aluno de arquitetura, almoça e janta no campus: “Eu acho tudo gostoso, eu que sou meio ‘fresco’ pra comer... ainda assim eu como de tudo aqui.”

Bianca Batista, 4º período de Letras, considera que “a merenda é muito boa, uma comida que dá vontade
de comer. Gostaria apenas que tivesse mais opções, tanto para vegetarianos quanto para veganos também.”

Jorge Rodrigues, 1º período de Letras, diz que já está habituado a jantar no IFF: “Meus padrões nutritivos
são bem baixos, pra mim a comida aqui é nutritiva o suficiente.”

Tamires, aluna do 3º ano em Edifi cações, almoça todos os dias e gosta da comida: “Eu acho que a comida é
boa e atende muitos alunos, o único problema que eu vejo é que muita comida sobra e tem alunos que não almoçam
aqui, e pagam comida em outro lugar, poderia ter um método pra que eles almoçassem aqui também.”