Notícias
E-SPORTS
Equipe de esportes eletrônicos vai representar os institutos federais em competição nacional
Integrantes da equipe de e-sports da Atlética Sheriff do IFF Campos Centro.Foto: Divulgação/Atlética Sheriff
A Atlética Sheriff vai disputar as finais dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) na modalidade League of Legends da categoria de esportes eletrônicos entre os dias 5 e 12 de outubro, em Natal, capital do Rio Grande do Norte.
A classificação ocorreu de forma online, no domingo, 17 de agosto, mesmo dia em que a equipe foi campeã dos Jogos Intercampi do Instituto Federal Fluminense (IFF) na mesma modalidade.
Os estudantes das engenharias da Computação, Mecânica, Elétrica, Controle e Automação, do bacharelado em Design Gráfico e do Superior em Tecnologia de Sistemas de Informação do IFF Campus Campos Centro formam a equipe que venceu, antes de se classificar para disputa final em solo potiguar, outras duas etapas online da competição.
Uma fase estadual com as equipes do Rio de Janeiro, a nacional em que 40 universidades e institutos federais disputaram as oito vagas para a final da competição que será presencial, em Natal.
Vice-presidente da Sheriff e estudante de Engenharia da Computação, Júlio Vidal explica que a equipe também disputa outras modalidades e que a formação de competidores para jogos eletrônicos foi feita neste ano. A preparação, no entanto, é a mesma.
“A gente faz 10 anos nesse ano. Sempre buscamos essa fomentação do esporte. A modalidade dos esportes eletrônicos vem ganhando força que, como qualquer outro esporte, tem toda a parte de competição, rotina de treino, respeito entre os colegas e o trabalho em equipe, porque a gente acredita que o esporte auxilia na formação dos alunos”, destaca.
Atleta da Sheriff e estudante da Engenharia da Computação, Evandro Rodrigues, que foi um incentivador para a equipe disputar esportes eletrônicos, explica como funciona o jogo.
“League of Legends é um jogo tático em que ações acontecem em tempo real e você precisa de ter alta taxa de raciocínio para conseguir ver, fazer rápido e destruir a base do oponente”, descreve.
Parceiros — O coordenador do Curso de Engenharia da Computação do IFF Campos Centro, Luiz Gustavo Moura, afirma que os estudantes conseguem aplicar nos jogos eletrônicos conceitos ensinados na sala de aula como a lógica e matemática.
“Toda parte cognitiva que ele (estudante) aprende desde o 1º período de lógica e conceito de cálculo, tudo isso envolve também desenvolver o raciocínio lógico para poder trabalhar nos jogos”, disse.
O professor ressalta que a equipe está em busca de parceiros para financiar a viagem a Natal e que interessados devem procurar a gestão do campus.
“Eles (estudantes) vão estar juntos aos melhores atletas do Brasil, pessoas federadas e pessoal de ponta e que já participaram de Olimpíadas. É um evento que vai dar muita visibilidade ao IFF Campos Centro e seremos a única equipe a nível de IF (s) que foi classificada”, destaca.