CAMPUS CAMPOS CENTRO

Equipe Goytaborgs vence mais uma competição nacional de batalha de robôs

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 27/11/2023 15h14, última modificação 27/11/2023 17h02
No 3º Summit Nacional de Robótica disputado em Joinville, os alunos do IFF Campos Centro conquistaram o 1º e o 3º lugares na categoria de robôs autônomos.
Equipe Goytaborgs vence batalha de robôs

Integrantes da Goytaborgs participaram do 3º Summit Nacional de Robótica. Foto: Divulgação

A equipe Goytaborgs venceu mais uma competição nacional de robótica. O grupo formado por estudantes das engenharias do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro conquistou o 1º e o 3º lugares nas batalhas da categoria de robôs autônomos disputadas no 3º Summit Nacional de Robótica, em Joinville-SC entre os dias 17 e 19 de novembro.

A Goytaborgs já havia vencido a competição de robôs de 150g no Rio Innovation Week que foi disputada na cidade do Rio de Janeiro em outubro. No evento de Joinville, o robô Chapéu Seletor ficou em 1º lugar, enquanto Morato conseguiu o 3º.

O grupo é formado por estudantes das engenharias de Controle e Automação, Mecânica, Computação e Elétrica do IFF Campos Centro. A capitã da equipe Júlia Ribeiro disse que as competições são cercadas de desafios, porque é preciso solucionar problemas eletrônicos, mecânicos e de software das máquinas nas arenas de combate.

“Através das competições conseguimos não só ter noção do como está o andamento dos nossos projetos, como conhecer novas tecnologias, trabalhadas por equipes de universidades de todo o Brasil e até do mundo! Muito além da parte técnica, as competições são também o espaço perfeito para o desenvolvimento de outras habilidades extremamente importantes para a formação de um bom profissional, como: gerência de tempo, liderança, autocontrole, empatia, entre outras”, explica.

Julia pontuou algumas dificuldades que ocorreram durante a competição. “Dentre as dificuldades tecnológicas que encontramos estão a aquisição e domínio dos sensores adequados para um determinado cenário”, disse.

A capitã da Goytaborgs adiantou que o grupo vem testando inovações tecnológicas elaboradas pela equipe e afirmou que está no horizonte do grupo fazer a inscrição de patentes. “Temos algumas inovações que planejamos patentear, então, por hora, não podemos falar muita coisa”, disse.