CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Desafio Solar

Equipe Sete Capitães mantém cronograma de trabalho mesmo na pandemia

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 30/07/2020 23h51, última modificação 03/08/2020 11h45
As atividades presenciais ainda vivem momento delicado por conta do enfrentamento ao coronavírus, mas estudantes e professores emitem e recebem tarefas visando Desafio Solar 2021.
Desafio Solar

Montagem com imagens que mostram a atividade remota de integrantes da Sete Capitães.

      A equipe Sete Capitães é formada por onze estudantes de diversos cursos do Campus Campos Centro e conta com o apoio de professores orientadores. Desde o início da interrupção das atividades presenciais no Instituto Federal Fluminense (IFF), em março deste ano, o grupo mantém o trabalho. O Desafio Solar Brasil 2021 está marcado para o período 1º a 7 de fevereiro em São Francisco do sul, Santa Catarina. A equipe pretende estar presente mas, dessa vez, com seu próprio barco. 

      "Nosso objetivo é ter uma embarcação competitiva e completa, visando estarmos presente competindo no próximo DSB", comenta Thiago Baltazar, um dos integrantes. No estágio inicial dos trabalhos, a equipe fez uma pesquisa de preços do material necessário à construção do barco solar e encaminhou para a gestão do campus . De acordo com o diretor financeiro do campus, Davi Freitas, o material "está nos planos de aquisições". 

    - Quase toda semana tem live deles (comissão organizadora) e agente participa de todas e depois faz uma reunião para discutir o que estão trazendo de novidade, o que estão mudando nas regras. Isso implica em mudanças de alguns elementos nossos. A gente está tendo bastante trabalho nesse sentido para se adequar às novas mudanças", detalha Thiago . 

  Parceiros - Visando o melhor desempenho dos barcos, a comissão busca baterias e placas fotovoltaicas com eficiência ainda maior. Para a Sete Capitães, o foco no momento é acompanhar as orientações da Comissão Organizadora, enquanto aguarda o desenrolar do processo para aquisição de materiais. Outra frente é a procura por novos parceiros na página da equipe no Instagram. O desenvolvimento do projeto e o trabalho remoto pode ser acompanhado pela rede social.  

   A equipe é integrada por alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Automação e Manutenção Industrial. São dois capitães (denominação utilizada para os lideres das equipes) e grupos formados de acordo com a área de atuação e afinidade. "Os professores colaboradores estão presentes nos auxiliando e assessorando de forma muito prestativa nesse nosso início de caminhada", observa Thiago.