CAMPUS CAMPOS CENTRO

COMPETIÇÃO

Equipe Sete Capitães supera obstáculos e conquista o 3º lugar no Desafio Solar Brasil 2022

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 30/03/2022 14h17, última modificação 31/03/2022 09h51
Competição de barcos movidos a energia solar foi disputada na enseada de São Francisco, em Niterói. A equipe Solaris, formada por alunos dos campi Cabo Frio e São João da Barra, conquistou o 1º lugar.
Equipe Sete Capitães conquista 3º lugar no Desafio Solar Brasil 2022

A equipe e o barco Gigante Vermelho ,construído em apenas três meses pelos estudantes, conquistaram o 3º lugar no DSB.Foto: Divulgação

A Equipe Sete Capitães conquistou o 3º lugar no Desafio Solar Brasil 2022, competição de barcos movidos a energia solar, que foi disputada na enseada de São Francisco, em Niterói, entre os dias 16 e 22 de março.
        A equipe, formada por 17 estudantes das engenharias de Automação e Controle, Elétrica, Mecânica e Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, precisou superar obstáculos com o barco “Gigante Vermelho” para subir ao pódio da competição, cujo objetivo é incentivar o desenvolvimento de tecnologias que utilizem fontes limpas de energia.
     Capitão da Equipe Sete Capitães, o aluno de Engenharia Elétrica Thiago Baltazar contou que, no primeiro dia de competição, os integrantes precisaram rever a estratégia. “Nosso barco, que estava ancorado, acabou se soltando e indo em direção à costa, onde teve todo convés da popa aberto. Trabalhamos durante toda a noite e estávamos prontos para competir na prova do outro dia”, disse.
     Já no segundo dia do DSB 2022, outro obstáculo fez a equipe pensar em alternativas. “Tivemos um problema de geração de energia e ficamos com um carregamento muito baixo das baterias durante a prova. Fizemos uma administração muito eficiente dos recursos energéticos e conquistamos o segundo lugar nessa prova. A equipe teve um desempenho surpreendente. Construímos nosso barco em três meses e fomos direto para a competição, sem nunca ter colocado nosso barco na água”, detalha.
     O barco Gigante Vermelho percorreu 29,4 milhas de distância, enquanto a embarcação da equipe Solaris atingiu a marca de 33,1 milhas. O Desafio Solar Brasil 2022 reuniu 14 equipes de diferentes regiões do país.