CAMPUS CAMPOS CENTRO

Equipes de basquete e xadrez vencem JIF Sudeste e se preparam para competição nacional

por admin publicado 05/09/2023 16h30, última modificação 26/10/2023 09h57
O JIF Sudeste aconteceu em Guarapari; os jogos nacionais vão ocorrer em Fortaleza em outubro.
Basquete_masculino_jifsudeste2023

As equipes de basquete e xadrez masculino do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro venceram os Jogos dos Institutos Federais (JIFs) Sudeste, que aconteceram de 29 de agosto a 1º de setembro, em Guarapari, e irão disputar a fase nacional da competição de 23 a 27 de outubro, em Fortaleza, no Ceará.

Na final, o time masculino de basquete venceu o Instituto Federal de São Paulo pelo placar de 43x23. O vôlei masculino de areia ficou em 2º lugar ao perder a final para o Instituto Federal do Espírito do Santo (Ifes).

Três estudantes dos campi Itaperuna e Macaé venceram suas provas individuais no atletismo e também vão representar o IFFluminense na competição que reunirá os melhores atletas e equipes das competições regionais, segundo o coordenador do Curso de Educação Física e integrante da comissão técnica do IFFluminense André Dias. A equipe de atletismo masculina ficou em 2º lugar no quadro geral por equipes. Na natação feminina, foram cinco terceiros lugares.

O IFF ficou em 5º lugar no quadro geral de medalhas com 25 conquistas, sendo sete de ouro, oito de prata e 10 de bronze, segundo informações divulgadas pelo Ifes que organizou a etapa regional dos jogos.

Ao todo, o IFFluminense levou para o JIF Sudeste 17 equipes masculinas e femininas nas modalidades de futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo, natação, xadrez, tênis de mesa e judô. Os campi só não conseguiram formar um time para o basquete feminino.

Os times que foram representar o Instituto no JIF Sudeste precisaram vencer as duas etapas do Jogos Intercampi do Instituto Federal Fluminense (Jiniff). André Dias afirma que os atletas já estão se preparando para a fase nacional e destaca a importância do esporte na vida dos estudantes.

“Toda competição encerra em si uma oportunidade de conhecer pessoas novas, conhecer lugares diferentes. Nós temos diversos relatos de alunos que nunca saíram de Campos ou viajaram. O esporte tem esse potencial de proporcionar a esses alunos experiências únicas em suas vidas. Acho que esse é o grande legado que a gente deixa na vida deles. Muitas vezes, a gente conversa com ex-alunos nossos que estão inseridos no mercado de trabalho e eles costumam dizer que um diferencial que eles têm no mercado de trabalho é a experiência que eles tiveram trabalhando em equipes no esporte dentro do Instituto”, afirma.

registrado em: , ,