Notícias
Desafio Citi
Equipes de robótica terão arena para treinar visando competição
Hermes Neto e o professor David Correa da Silva idealizaram a arena (Foto: Rakenny Braga)
Durante o 10º Congresso Integrado da Tecnologia da Informação (CITI), acontecerá o Desafio Citi, uma competição de robótica aberta à comunidade externa e que já mobiliza várias equipes do Instituto Federal Fluminense. As inscrições poderão ser feitas até 20 de outubro. A arena foi idealizada pelo professor David Correa da Silva e pelo estudante do sétimo período de Engenharia da Computação, Nilo Hermes Neto e estará disponível a partir da terça-feira, 27 de agosto.
Cada equipe participante poderá ter até quatro integrantes. De acordo com o professor David, do Curso de Informática do campus, as equipes poderão usar diversas tecnologias e "isso é bom porque abre possibilidades". A arena estará disponível para as equipes inscritas fazerem seus treinamentos e testes de equipamentos. Hermes Neto informa que a ideia é liberar o circuito para quem quiser utilizar.
A arena é composta de uma base no plano do chão e uma plataforma acessada por uma rampa. Os robôs terão de seguir o circuito definido com fita isolante preta e indicadores de direção de cor verde. No caminho há obstáculos a serem superados. Na plataforma haverá bolinhas de isopor que terão de ser conduzidas pelo robôs para um ponto pré-definido.
O Desafio está marcado para 29 de novembro, mas na ocasião, a arena das provas será outra, a ser conhecida pelos participantes na hora. Em seu regulamento, a iniciativa destaca o interesse em "estimular a criatividade e o desenvolvimento de estratégias inovadoras, incentivando a aplicação de conhecimentos técnicos e habilidades interpessoais dos participantes".