CAMPUS CAMPOS CENTRO

Estudante PEC-G

Estudante de Angola inicia Curso de Engenharia Elétrica no Campus Campos Centro do IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 05/04/2024 14h50, última modificação 05/04/2024 14h50
Amilton Faustino Gomes faz parte do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), do Governo Federal.
Programa de Estudantes-Convênio de Graduação

O aluno Amilton Gomes participou de uma videoconferência com o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães, a pró-reitora de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade, Cátia Viana, e o coordenador do Escritório de Cooperação Internacional, Rômulo Rangel.Foto: Divulgação / Ascom Reitoria

Amilton Faustino Gomes, originário de Angola, embarca em uma nova jornada acadêmica ao ingressar no Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica no Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF). Sua trajetória educacional terá início no primeiro semestre letivo de 2024.

A conquista do estudante se deu por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), uma iniciativa do Governo Federal que abre portas para estudantes estrangeiros realizarem seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Administrado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação, o programa é fruto de uma parceria com diversas universidades e faculdades em todo o país.

Ressaltando a importância do PEC-G para o IFF, o Coordenador do Escritório de Cooperação Internacional, Rômulo do Santos Rangel, enfatiza que a presença de estudantes internacionais não só diversifica o ambiente acadêmico, mas também fortalece os laços de cooperação internacional da instituição. “O PEC-G contribui para o enriquecimento do nosso ambiente acadêmico, ao facilitar a troca de experiências e culturas entre estudantes e servidores do Campus Campos Centro”, destaca Rangel.

O estudante Amilton Faustino Gomes expressou sua empolgação em ingressar no IFF e destacou: “Estou extremamente honrado por esta oportunidade de estudar no Brasil e ansioso para contribuir com minha jornada acadêmica no Campus Campos Centro. Estou certo de que será uma experiência enriquecedora tanto para mim quanto para meus colegas brasileiros.”

O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, também comentou sobre a importância da diversidade cultural no ambiente acadêmico: “Receber estudantes internacionais como Amilton Faustino Gomes é uma oportunidade valiosa para nossa comunidade acadêmica. Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente inclusivo e diversificado que enriqueça a experiência de aprendizado de todos os nossos alunos. Esta ação é mais um passo no amadurecimento da internacionalização da nossa instituição.”