CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Física

Estudante de Mecânica recebe menção honrosa em olimpíada

por Antonio Barros/Assessoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 26/11/2024 11h10, última modificação 26/11/2024 11h10
Premiação reuniu estudantes de Institutos e outras escolas no Rio de Janeiro.
Olimpíada de Física

O estudante Hung Yang Isai exibe o certificado de Menção Honrosa, ao lado de seu professor de Física Ronaldo Bastos (Foto: Divulgação do evento).

   O ensino de Física no IFF Campus Campos Centro está comemorando a Menção Honrosa obtida pelo estudante  Hung Yang Isai, do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica do campus Campos Centro, na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) realizada no ano de 2023. A cerimônia de premiação aconteceu nesta segunda-feira, 25 de novembro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O aluno recebeu a honraria acompanhado do professor de Física Ronaldo Bastos, responsável pela retomada da aplicação da prova no campus a partir de 2022.

   Falando sobre a premiação e sobre sua repercussão no campus, Hung vislumbra um cenário positivo para o futuro próximo. "Para mim, isso é um grande incentivo para eu tentar os próximos desafios que virão futuramente. Eu creio que se fizermos divulgação, os professores divulgando o lado positivo de fazer várias outras olimpíadas, nosso campus poderá atingir boa quantidade de participantes."

   "Fui professor dele ao longo do primeiro ano. No caso do Hung, ele é um estudante que desde o primeiro momento buscou as oportunidades. Ele é muito curioso e interessado, o que faz com que a conquista seja mérito total dele", diz o professor Milton Baptista Filho, de quem o premiado foi aluno no primeiro ano.

   Incentivo - Para o docente, o IFF Campos Centro "tem condições de oferecer o suporte para este perfil de estudante e nós professores de física, da Coordenação de Ciências da Natureza e Matemática, buscamos retornar a oferta da aplicação da Olimpíada de Física no campus e o professor Ronaldo Bastos é o grande responsável por sustentar este projeto, que teve início em 2022, depois de anos em que o campus não hospedava a olimpíada."

   O professor Ronaldo ressalta que "a cada ano temos conseguido incentivar nossos alunos a realizarem as provas. A OBFEP possui duas fases e o aluno recebe medalhas e menção honrosa, dependendo de seu resultado na segunda fase. Conforme resultado na OBFEP, os medalhistas de ouro são convidados a participar do processo de preparação para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF)."

   A Olimpíada de Física é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e tem entre seus objetivos principais: despertar e estimular o interesse pela Física e pelas ciências; aproximar as universidades, institutos de pesquisa e sociedades científicas das escolas públicas; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas contribuindo para sua valorização profissional.

Estudantes premiados na edição 2023 da Olimpíada Brasileira de Física de Escolas Públicas (Foto: Divulgação).

    Estudantes premiados na edição 2023 da Olimpíada Brasileira de Física de Escolas Públicas.