CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Circuito LIVERJ

Projeto A grande sacada do vôlei de praia revela campeões

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 07/08/2023 15h38, última modificação 08/08/2023 16h24
A proposta do evento é proporcionar uma integração entre os atletas amadores do vôlei de praia permitindo que eles tenham uma experiência próxima àquela vivenciada pelos profissionais.
Campeões do Vôlei de Praia

Os participantes do projeto e o professor Edson Barreto, após a premiação (Foto: Divulgação).

    Os estudantes atletas do projeto A grande sacada do vôlei de praia tiveram a oportunidade de jogar com equipes de diversas escolas e projetos no final de semana na praia do Leblon, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Conduzidos pelo professor de Educação Física do IFF Campus Campos Centro Edson Marcos Barreto Filho, coordenador do projeto, os meninos alcançaram o podium em várias modalidades. Foram campeões no infantil, juvenil e adulto. No pré-mirim a equipe ficou com a terceira colocação. 

   O Live RJ foi criado em 2013 e segundo seus organizadores, mais de 100 escolas esportivas e equipes já participaram de suas atividades. Por sua vez, o projeto de extensão A grande sacada foi iniciado no campus há mais de sete anos e é aberto à comunidade externa, tendo entre seus colaboradores bolsistas e licenciandos do Curso de Licenciatura em Educação Física, oferecido no Campos Centro. 

    "A ideia do projeto é oportunizar, através do vôlei de praia, práticas desportivas e sociais. A gente consegue ofertar, de forma gratuita, o vôlei de praia para as crianças, em parceria com a escola de vôlei de praia Under Crown e com o apoio do Sicoob Fluminense - que fornece o material esportivo", detalha Edson.  

   O professor conta ainda que em consequência do projeto, estudantes participantes despertam interesse pela licenciatura e ou bacharelado em Educação Física. Nesse caso, podem se tornar monitores ou estagiários e, futuramente, professores. "É um projeto que, de certa forma, amplia o desenvolvimento social da nossa região, oportuniza a qualidade de vida e a melhora sócio-econômico dos nossos alunos, uma vez que para integrar o projeto é preciso estar estudando regularmente e ter notas acima da média", comenta o coordenador.

   Edson faz um agradecimento especial aos professores  Carlos Alberto Fernandes Henriques, direção-geral do Campos Centro, Alex Cabral, diretor de Extensão e André Gonçalves Dias, coordenador da Educação Física pela viabilização da ida do grupo ao Rio.