CAMPUS CAMPOS CENTRO

CONQUISTAS

Estudantes conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 18/11/2021 14h35, última modificação 18/11/2021 14h47
Anderson Mariano Gomes e Giovana Souza da Silva Oliveira foram medalhistas na 24ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
Alunos premiados em Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Anderson Mariano Gomes e Giovana Souza da Silva Oliveira foram premiados na 24ª do evento cuja prova ocorreu em 27 e 28 de maio. Arte: Divulgação

Estudantes do campus Campos Centro, Anderson Mariano Gomes e Giovana Souza da Silva Oliveira, ambos do Curso Técnico em Edificações do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, foram medalhistas na 24ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Eles ganharam, respectivamente, ouro e prata na competição. O evento contou com a participação de seis alunos da instituição.

Os participantes da olimpíada integram o Observatório Astronômico Jiri Vlcke, clube que opera desde 2002 no IFF e é atualmente coordenado pela professora do Curso de Física Cristine Nunes Ferreira. O observatório trabalha a divulgação científica na região por meio de minicursos, palestras e seminários e auxilia na inscrição e preparação dos alunos que competem na OBA.

A prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica aconteceu nos dias 27 e 28 de maio. Os resultados finais foram divulgados, na extranet e na página da OBA, no dia 30 de julho. Apesar de a cerimônia de premiação ainda não ter sido realizada, a professora Cristine revelou o desejo de realizá-la e destacou a importância da conquista dos alunos para o campus.

“A participação desses alunos nas olimpíadas de astronomia é muito importante para a divulgação de assuntos de cunho científico, para a melhoria da qualidade dos estudantes que entram em nossas universidades, incluindo nos próprios cursos do IFF; também na motivação dos próprios alunos pelo interesse e estudo de assuntos ligados à ciência, ajudando na elevação do nível de publicação de artigos do IFF, incentivo para a participação em projetos de pesquisa institucionais, nacionais e internacionais”, afirmou.

Além disso, a coordenadora relata que a iniciativa já vem dando frutos positivos, como, por exemplo, a participação dos estudantes no projeto “Cube in Space”, da NASA. A professora ainda comentou sobre os novos e futuros projetos institucionais dos quais os alunos que realizaram a OBA estão participando.

“São projetos de pesquisa sob a minha coordenação, em parceria com o observatório Jiri Vlcek. Os projetos atuais são detecção de raios cósmicos, elaboração de objetos de aprendizagem para a inserção da física moderna no ensino de física e modelagem de elementos de astronomia”, explicou.

Os programas de astronomia vêm sendo incentivados pelo IFFluminense e, além do observatório Jiri Vlcek, há também o Clube de Astronomia Neusa Amato, fundado em 2019. No momento, o grupo mantém apenas atividades parciais, como publicação de matérias informativas, devido à pandemia de Covid-19.