CAMPUS CAMPOS CENTRO

Arquitetura e Urbanismo

Trabalho de estudantes realça a importância do Plano Diretor da cidade

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 28/03/2017 20h20, última modificação 03/04/2017 11h49
Turma do oitavo período pesquisou a legislação e, sob orientação de professora da disciplina, montou um painel informativo.
Arquitetura e a importância do Plano Diretor

Os estudantes e os professores participantes do projeto (Foto: Álvaro Azevedo)

O Plano Diretor de Campos dos Goytacazes (Lei 7.972/2008) tem 410 artigos e é um documento a serviço de “uma diretriz que é a da cidade cumprir sua função social”, como enfatiza a professora Daniela Bogado. Durante a apresentação do trabalho feito pelos estudantes na segunda-feira, 27/03, ela contou com o apoio das colegas Silvana Castro, professora da disciplina Urbanismo e Danielly Cozer, de Paisagismo.

Composto por fotos, mapa e pequenos textos informativos, o painel está exposto nos quadros de aviso na entrada do campus, ao lado do Balcão de Informação. No trabalho feito pelos estudantes que estão na etapa final do curso, a abordagem tem três ênfases: habitação de interesse social, patrimônio natural - as unidades de conservação - e o patrimônio cultural. Daniela destaca a importância da integração entre as disciplinas, na avaliação dos trabalhos e para os estudantes:

- Tivemos também de nortear o que seria importante pensar. A própria dinâmica da cidade, a integração, pois tivemos a participação da professora Silvana Castro – ex-secretaria municipal de planejamento – que é uma protagonista. Ela participou da elaboração (do Plano) na época. A gente juntou Legislação Urbana com Paisagismo e Urbanismo – detalha ela.