Notícias
Campos dos Goytacazes
Estudantes de Design elaboram nova marca e sinalização do hemocentro

O arquiteto da obra (E), o professor Marco Antonio e estudantes da equipe de sinalização, durante a visita técnica (Foto: Giulia Judice)
A colaboração do Curso de Bacharelado em Design Gráfico com o município de Campos dos Goytacazes na obra do novo Hemocentro Regional de Campos (HRC), próximo ao Hospital Ferreira Machado, recebeu um destaque no portal da prefeitura. Na matéria "Estudantes do IFF desenvolvem nova identidade visual para o Hemocentro de Campos", a jornalista Isabela Corrêa trata da participação de uma das turmas do curso num projeto que faz parte da curricularização da extensão. São dois grupos de alunos trabalhando em projetos de identidade visual e sinalização interna do prédio.
Coordenadora do curso e do grupo da sinalização visual, a professora Joelma Alves, explica que na parte de projetos, os alunos trabalham áreas como marca, editorial, embalagens e sinalização. Todos são braços extencionistas do curso. "Os alunos irão participar durante esse percurso de um projeto real. Na curricularização, o projeto tem de ser externo e ter um caráter social e não mercadológico", informa Joelma. O curso tem feito vários trabalhos nesse sentido. No hemocentro, "a turma vai fazer a sinalização interna do prédio e a a nova marca" do hemocentro, explicou a professora.
Um dos estudantes da equipe de marca, Pedro Henrique, detalha na matéria de Isabela o estágio atual do trabalho: "estamos na fase de pesquisa, coletando informações para desenvolver a marca. Antes de criar o desenho em si, precisamos elaborar um briefing e traçar estratégias de comunicação. É um processo que vai além da estética, pois buscamos construir uma identidade que represente bem o Hemocentro”, ressalta ele.
Em paralelo, a equipe de sinalização vai fazendo a outra etapa para atendimento da demanda do HRC. A estudante Giulia Almeida Judice participou da visita técnica, quando o grupo foi recebido por um dos arquitetos da obra. A equipe de sinalização faz um estudo da planta, vendo pavimentos, salas, banheiros, entre outras instalações, o fluxo de pessoas. As informações serão analisadas para "saber qual é o melhor tipo de sinalização para o hemocentro, se vai ter placas suspensas, placas bandeiras, placas nos corredores, qual material das placas. As cores e a tipografia vão ser definidos depois que a turma de marca entregar a identidade visual, pra tudo estar alinhado na mesma estética", detalha Giulia.
Clique AQUI para saber mais sobre o Curso de Design Gráfico.