CAMPUS CAMPOS CENTRO

Estudantes de Engenharia visitam Fiat

por admin publicado 30/10/2014 18h00, última modificação 15/12/2017 13h49
Na visita, os alunos de Engenharia de Controle e Automação tiveram a oportunidade de conhecer o processo de produção dos automóveis.

Alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação do campus Campos-Centro visitaram a unidade de fabricação da FIAT Automóveis na cidade de Betim/MG, sob a coordenação da professora Alline Morais, que ministra disciplinas da área de Gestão para os alunos.

A visita técnica teve como objetivo conhecer um pouco da história da FIAT (Fábrica Italiana de Automóveis de Torino) e observar como são produzidos – diariamente – cerca de 3.000 automóveis. A fábrica conta com aproximadamente 30 mil funcionários diretos e indiretos que auxiliam no processo.

Os alunos puderam entrar em algumas áreas da fábrica que contemplam o processo de produção de um veículo, como a Unidade Operativa Prensas, a Unidade Operativa Funilaria, a Montagem Final e a Pista de Testes. Conheceram, ainda, as ações de preservação ambiental que a empresa realiza na chamada Ilha Ecológica, que é um setor da fábrica no qual os resíduos industriais são separados por categorias, armazenados e enviados a empresas recicladoras e de tratamento, possibilitando assim o reaproveitamento de 98,5% de todo o material gerado.

A professora Alline declarou que “foi um momento rico de conhecimento, já que os alunos tiveram a possibilidade de associar teoria e prática” e que “as disciplinas de Gestão ministradas para o curso de Engenharia apresentam relação direta com os processos desenvolvidos pela FIAT.”.

Para o estudante Adolfo Ribeiro, a visita “ajudou a entender como são aplicadas diversas ferramentas aprendidas no curso de Engenharia de Controle e Automação” e “trouxe muita motivação e maiores perspectivas para o mercado de trabalho.” A visita aconteceu no dia 23 de outubro.

(Postado em 30/10/2014)

IFF nas redes:http://portal.iff.edu.br/redessociais