Notícias
Literatura
Estudantes do IFF Campos Centro são premiados em concurso de contos
Os estudantes do IFF Campus Campos Centro Gustavo, Erick, Pietro e a coordenadora pedagógica Marcela Garcez (Foto: Divulgação).
A Associação Bem Faz Bem lançou o edital do seu primeiro concurso de Contos em outubro. O tema “Contos da Nossa Terra”, destinado a jovens de 14 a 18 anos atraiu um bom número de inscritos. Os estudantes do IFF Campus Campos Centro Erick de Souza, Pietro Nogueira e Gustavo Dias Leite tiveram seus trabalhos selecionados e conquistaram o 1° lugar, Erick; 2° lugar, Pietro e 4° lugar Gustavo.
De acordo com os organizadores, o concurso teve como missão “estimular o hábito da leitura e da escrita entre adolescentes, valorizando a cultura local e fomentando o pensamento criativo”. Foram oferecidas oficinas preparatórias com orientação sobre estrutura narrativa, linguagem e criatividade.
“Definitivamente não conquistei sozinho. Foi uma série de apoios que eu obtive ao longo do caminho. Quero primeiramente agradecer a Deus e ao meu colega Gustavo, que me ajudou muito, me garantiu alcançar uma originalidade no meu texto, uma emoção na minha escrita” - disse Erick no momento da premiação. Ele também dedicou agradecimentos ao trabalho da equipe das oficinas que ajudou “nessa questão da ambientação do conto, sobre as noções de espaço, narrador, personagens. Sem essas pessoas ao meu redor eu não teria conseguido.”
Pietro também enalteceu o aprendizado proporcionado pela iniciativa. “Eu queria agradecer por tido a chance de ganhar o prêmio e o conhecimento”, disse ao receber o prêmio. Gustavo Dias Leite também deixou sua mensagem: “Quando fiquei sabendo do concurso tinha começado a escrever. Eu achei legal e maneiro de participar, independente da premiação. Consegui alguma coisa, mas só por ter participado, consegui escrever alguns textos que achei que ficaram bons. Vi também que os que eu escrevi antes melhoraram bastante. Eram mais confusos e ficaram bem mais lineares. Valeu a pena!”
A coordenadora pedagógica da Diretoria de Educação Básica e Profissional, Marcela Garcez, prestigiou a cerimônia de entrega dos prêmios, assim como representantes de outras instituições de ensino e os familiares dos estudantes.