CAMPUS CAMPOS CENTRO

FORMATURA

Estudantes exaltam trajetória de dedicação e amizades na formatura dos cursos técnicos

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 16/08/2024 16h46, última modificação 16/08/2024 16h46
A cerimônia ocorreu na noite desta quinta-feira, 15 de agosto, na Concha Acústica, no IFF Campos Centro. Ao todo, 72 estudantes receberam o certificado de conclusão.
Formatura dos Cursos Técnicos do IFF Campos Centro

As estudantes do Curso Integrado em Eletrotécnica Daniela Mota e Ana Kamilly Miranda destacam esforço e amizade na cerimônia de formatura.Fotos: Vitor Carletti / Ascom Centro

Os sorrisos e abraços entre amigos e familiares na cerimônia de formatura dos cursos técnicos do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro são, nessas horas, uma espécie de sinônimos das palavras esforço, dedicação e amizade.

Uma pergunta simples sobre como é viver esse momento de êxtase, cuja resposta poderia ser no mesmo tom, desperta lembranças de esforço e renúncias, mas sem esquecer as amizades construídas durante o curso e o apoio da família. Prestes a receber o certificado de conclusão do Curso Técnico Integrado em Edificações, Julia Maria Borges resumiu o sentimento que estava traduzido em seu sorriso vestida com a beca e com a certeza de que a trajetória profissional apenas começou, já que está matriculada no Curso de Bacharelado em Design Gráfico do IFF Campos Centro.

“É muita felicidade. Depois de tanto, aqui se esforçando, estudando e sempre com as companhias aqui do lado, um apoiando o outro. E agora ter o resultado de todo esse esforço que a gente teve durante esses três longos anos, porque nós somos da turma remanescente da pandemia. É muito gratificante ver todo mundo presenciando isso! É um momento que é especial para gente”, disse.

Orgulhosa de Julia, a mãe Dominique Borges exalta o esforço da filha sem se esquecer de quem garante a qualidade do ensino. “A palavra que eu tenho é gratidão, porque ela foi essa aluna disciplinada. O IFF requer isso. A gente reconhece o esforço de toda a docência e administração para que esses alunos tenham acesso ao melhor”, destaca.

A estudante Julia Maria Borges ao lado da sua mãe, Dominique Borges.

Formada no Curso Técnico Integrado em Edificações, Julia Maria Borges posa ao lado da mãe, Dominique Borges.

Agora formado pelo Curso Técnico Concomitante em Informática, o estudante Carlos Henrique Vieira afirma que não pretende deixar de ter a carteirinha de aluno.

“Aprendi muitas coisas. Vou passar adiante e ir para jornada de trabalho e vou tentar fazer outro curso técnico e o vestibular aqui (IFF) na minha área de informática. Larguei serviço para conseguir focar nos estudos. Foi uma batalha grande e minha família sabe disso. Horas de madrugada estudando, mas, hoje, estou feliz aqui”, revela.

Carlos Henrique Vieira, formado pelo Curso Técnico Concomitante em Informática.

Carlos Henrique Vieira, formado no Curso Técnico Concomitante de Informática.

O sorriso das amigas Ana Kamilly Miranda e Daniela Mota, do Curso Integrado em Eletrotécnica, mostra que as amizades também são um legado transformador que o campus proporciona. Ana Kamilly afirma que as horas dedicadas ao curso foram cansativas, porém, gratificantes.

“Para mim, é muito gratificante estar aqui hoje, porque só quem fez curso no IFF sabe a dor e o peso que é estudar 12 horas por dia. Eu, além de estudar, fazia treinamento porque fazia parte do time de atletismo. Tem o cansaço físico e mental, mas hoje é o dia do alívio. É o meu e o nosso dia. A gente merece isso!”, disse.