CAMPUS CAMPOS CENTRO

CURSOS TÉCNICOS

Estudantes são repórteres por um dia em trabalho de Português

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 13/12/2023 15h38, última modificação 13/12/2023 15h48
Alunos e alunas do Curso Técnico Integrado em Mecânica produziram vídeos com conteúdo jornalístico com temas sobre o IFF Campos Centro.
Estudantes produzem vídeos jornalísticos em trabalho da disciplina de Português

A turma de 1º ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica com a professora de Português Bárbara Zaganelli.Foto: Divulgação

Estudantes do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica entrevistaram servidores com celular, editaram vídeos e produziram conteúdo jornalístico com temas importantes sobre o dia a dia do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro.

Os vídeos, que podem ser assistidos AQUI, foram apresentados como um trabalho elaborado durante a disciplina de Português ministrada pela professora Bárbara Zaganelli que propôs o estudo de gêneros textuais jornalísticos para que os estudantes pudessem diferenciar a notícia da reportagem. Segundo a docente, os estudantes tiveram a oportunidade de escolher os temas sobre os quais iriam falar.

“As escolhas trazem responsabilidades. É interessante observar os erros como um processo pedagógico e, talvez, estimulador de um olhar mais empático. Estamos na era da fakenews, com tanta facilidade no acesso às informações e, ao mesmo tempo, com críticas severas aos jornalistas, sendo que é uma das áreas onde tem menos investimento em qualquer empresa privada e pública”, analisa Zaganelli.

A iniciativa faz parte do Projeto Informantes da Ciência desenvolvido pela professora desde o início do ano. “Acredito no protagonismo deles e no apoio à nossa assessoria de imprensa. Com um campus tão grande, é preciso pensar em modelos mais inovadores de divulgação da informação e da Ciência. O coletivo é o caminho.”

Representante da turma, a aluna Vitória Silva disse que já perdeu uma oportunidade de bolsa por conta de informações desencontradas e destacou que checá-las com as fontes confiáveis antes de publicá-las ajuda as pessoas e não espalha as notícias falsas, popularmente conhecidas como fake news. “Então eu conversei com a assistente social e fiz perguntas que eu sempre escuto nos corredores.”

Os vídeos estão publicados no perfil do Instagram do IFF Campos Centro e podem ser acessados AQUI.