CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Graduação

Estudantes do IFF Campos Centro são selecionadas para intercâmbio no Canadá

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 04/08/2023 14h10, última modificação 04/08/2023 16h26
As alunas realizarão um período de quatro meses de estudo, com bolsa custeada pelo Governo do país, no College of Rockies, instituição de ensino parceira do IFF.
Intercâmbio no Canadá

As estudantes Diana Barreto e Aline Maia foram selecionadas para participar do intercâmbio (Foto: Divulgação).

   As estudantes Aline Maia Forte Marinho do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e Diana Barreto Carneiro da Licenciatura em Teatro, cursos oferecidos no Campus Campos Centro, estão entre as selecionadas pelo acordo de cooperação internacional do qual o Instituto Federal Fluminense é membro. Elas ingressam pelo Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP - na sigla em Inglês). Diana está no 8° período de Teatro e Aline no 10° período de Arquitetura. A pré-seleção foi realizada pelo Escritório de Cooperação Internacional do IFF, por meio do Edital Nº26/2023, publicado no dia 14 de fevereiro de 2023. 

   Aline fará seu curso deste mês até dezembro deste ano e Diana estudará no período de janeiro a abril de 2024. "Vou cursar Fine Arts/Belas Artes no College of The Rockies em Cranbrook, British Columbia no Canadá", explica Aline, detalhando ainda que "ao longo de toda graduação busquei por experiências extracurriculares e participar de uma mobilidade acadêmica sempre foi um grande sonho. Me interessei pelo ELAP porque fala bastante sobre liderança, algo com que me identifico muito e enxergo como primordial nos dias de hoje. Enxerguei no programa a oportunidade de desenvolver a minha capacidade de adaptabilidade, em um país e cultura completamente novos, com múltiplas possibilidades de crescimento". 

   Futuro Profissional - Diana, por sua vez, explica que se interessou pelo ELAP "por ser uma oportunidade única de estudar no Canadá com todos os custos pagos pelo programa, me possibilitando conhecer um novo país com pessoas de diversas culturas! Quando soube que fui aceita pelo programa fiquei extremamente honrada e emocionada de poder vivenciar essa experiência, representando o IFF e a Licenciatura em Teatro". 

   Ela também vê uma contribuição para seu futuro profissional: "Acredito que essa experiência me permitirá conhecer pessoas e culturas totalmente diferentes da minha, aprimorando a minha capacidade de conviver com as diferenças, sendo um papel fundamental para qualquer professor. Será uma oportunidade única de me aprimorar enquanto pessoa, artista e futura profissional da educação, em que descobrirei novas formas de se aprender e ensinar artes e pedagogia", enfatiza Diana.

  InternacionalizaçãoO coordenador do Escritório de Cooperação Internacional, Rômulo dos Santos Rangel, explica que esta é a terceira participação consecutiva do Instituto Federal Fluminense no ELAP, com grandes perspectivas acadêmicas e pessoais para as estudantes: "Certamente proporcionará a Aline e a Diana experiências únicas de crescimento pessoal, acadêmico e profissional. Essa vivência enriquecedora as preparará para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais interconectado e multicultural, capacitando-as como cidadãs globais bem-preparadas", destaca ele.

   Outro ponto importante do programa destacado por Rômulo é o fortalecimento do "processo de internacionalização do Instituto, aproximando ainda mais as relações entre o Brasil e o Canadá. Ao estabelecer laços acadêmicos e culturais mais estreitos entre as duas nações, estamos promovendo a troca de conhecimento e fomentando uma cooperação significativa”, finaliza o coordenador.