Notícias
Evento destaca relação pais e filhos
Pais em suas muitas tarefas. Pais em seus diversos papeis. Entre pais e filhos existe uma relação de amor, cumplicidade e, também, de complexidade. E para refletir sobre esse convívio familiar, sobre essa ligação que pode ir muito além dos laços sanguíneos, o projeto Pai Legal será lançado na próxima quinta-feira, 28 de agosto de 2014, no campus Campos Centro.
Na programação, a abertura da exposição fotográfica Pai Legal que irá reunir imagens enviadas pelos servidores e estudantes do IFFluminense com seus pais e/ou filhos em atividades do dia a dia ou momentos marcantes, às 18h, no Espaço Raul Linhares.
Logo depois, às 18h30min, o “Seminário Pai Legal” abordará assuntos como Paternidade Contemporânea, Ações de Investigação de Paternidade e Guarda Compartilhada, e uma análise sociojurídica das Famílias Contemporâneas, no auditório Reginaldo Rangel.
Os palestrantes serão os juízes Luiz Eduardo de Castro Neves e Paulo Assed; a promotora de justiça Cláudia Martins Quaresma Chacur; a defensora pública Suelange Geraldo Andrade; e a professora de direito do IFF e organizadora do evento Daniela Bogado.
A proposta também é pensar sobre a horizontalização e os vínculos afetivos nas relações paterno-filiais; a politização do privado; paternidade como um direito fundamental; análise de gênero nas relações entre pais e filhos e no exercício da função parental; a diversidade presente nas famílias contemporâneas e nas formas de paternidades; e colaborar com o Projeto Pai Presente, efetivando e ampliando a parceria com o Judiciário, em prol do reconhecimento da paternidade.
“Nosso objetivo é refletir sobre a importância da paternidade e como a afetividade está presente nessas relações entre pais e filhos: ´pai biológico' ou 'pai socioafetivo', o 'pai presente' que não deixa faltar nada e o 'pai presente' que cultiva uma relação próxima com seus filhos. Não existe um único modelo de pai, mas uma diversidade nas formas de paternidade e é isso que queremos mostrar com a exposição de fotos”, destaca Daniela Bogado.
IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais
(Publicada em: 25/08/14)