Notícias
Eventos acadêmicos em aniversário de cursos
O Curso Técnico de Química faz parte da tradição do ensino profissional e tecnológico oferecido pelo IFF – foi o quinto a ser criado na então Escola Técnica Federal de Campos. Entre as curiosidades que marcam sua trajetória está o fato de que 56% dos professores são ex-alunos. Nos campi Guarus, Itaperuna e Macaé diversos técnicos são oriundos do curso.
De acordo com a coordenadora, Cintia Neves Barreto Carneiro, “esses professores colaboraram e colaboram de forma a deixar muito de si para que o Curso Técnico em Química não seja apenas um curso profissionalizante, mas que forme técnicos com visão para além das bancadas do laboratório”.
A estatística é favorável ao curso que, ao longo de 40 anos, formou cerca de 2800 alunos. Os investimentos em laboratórios e equipamentos permitiram que os técnicos pudessem estender a atuação inicial nos laboratórios de usinas de cana-de-açúcar para várias outras áreas. Entre elas o controle de qualidade de matérias primas e produtos, produção de diversas áreas como alimentos, bebidas, minerais, análise de água e análise de petróleo.
Segurança no trabalho – O curso está entre os mais procurados na instituição refletindo a qualidade consolidada ao longo dos últimos 25 anos e o crescimento de áreas como a construção civil e empreendimentos de porte, com o Complexo Portuário e Industrial do Açu. De acordo com o coordenador, o professor Demétrio Azevedo, os investimentos do IFF em equipamentos e estrutura física – principalmente com as futuras instalações de laboratório do Bloco G, em construção – reforçam a tradição de qualidade.
Aberto com a programação acadêmica (ao lado), o evento comemorativo teve à noite seu momento solene em que as trajetórias dos cursos e as inúmeras contribuições dos docentes e servidores foram lembradas em momentos de homenagens a ex-professores e atuais docentes.
(Postado em 21/11/2013)