CAMPUS CAMPOS CENTRO

De Campos a Boituva

Ex-professor da ETFC recebe homenagem póstuma do Instituto Federal de São Paulo

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 24/11/2017 20h04, última modificação 27/11/2017 16h34
Docentes do Curso Técnico de Construção Civil falam do mestre que legou às gerações futuras importantes obras acadêmicas.
Professor Homenageado

A iniciativa ocorreu no encerramento da VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Boituva.

O encerramento da VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Boituva, no dia 27 de outubro, prestou homenagem ao ex-professor da Escola Técnica Federal de Campos (ETFC), Antonio Ribeiro de Carvalho. Nos anos 1990 a Escola passaria a ser o Cefet-Campos e, em dezembro de 2008, o Instituto Federal Fluminense (IFF). Além do legado acadêmico representado por oito livros disponíveis na Biblioteca Anton Dakitsch, o homenageado influenciou direta e indiretamente a formação profissional de vários docentes do Instituto, dois dos quais o reverenciam com entusiasmo logo abaixo.

A iniciativa dos servidores e professores do campus Boituva foi brevemente relatada pela filha do ex-professor da ETFC, Maria Irene, que é bibliotecária do campus há três anos. Ela conta que se sentiu muito honrada (juntamente com a mãe) com a homenagem feita ao seu pai, já falecido, e relembra:A atuação dele na ETFC foi decisiva para a realização de eventos como a semana do Saber Fazer Saber, além de ter dado aulas para muitos dos servidores e professores que hoje aí estão.”

Antonio Ribeiro também trabalhava na época na Regional Norte Fluminense da Cedae. Entre suas atividades de pesquisa consta um mapeamento sobre águas subterrâneas do município. Uma outra é um estudo para aproveitamento de água potável, com indicações do melhor lençol freático. O professor também era um estudioso da Lagoa Feia.

Grande conhecimento

A professora Fátima Pereira Gomes, do curso de Construção Civil, oferecido no Campus Campos Centro, conta que conheceu o professor Antonio e registra que ele era uma pessoa muito alegre e participativa e que, diferente de hoje, com toda tecnologia, antigamente era muito mais difícil realizar estudos e acompanhamentos na área geológica: “Houve uma época que Antonio Ribeiro era o único geólogo aqui da região e sua produção contribuiu bastante para o nosso desenvolvimento nesses estudos. Ele tinha um conhecimento muito vasto, sobretudo da região (Norte Fluminense), onde ele realizou estudos sobre a situação de Atafona (praia de São João da Barra com fenômeno de avanço do mar). Sua participação foi muito importante, não só pela sua formação específica em geologia, mas também de topografia”, lembra ela.

O professor Luiz Marcelo Maciel Branco ingressou na então ETFC em 1985 e teve de imediato uma acolhida generosa do colega Antonio Ribeiro, como lembra: “Quando eu entrei aqui, foi a primeira pessoa que chegou pra mim e ofereceu apostilas, a forma de trabalhar. Ele me encaminhou. Eu conversava muito com ele sobre topografia, para ver o segmento, e ele sempre escrevendo e pedindo opinião. Com sempre fui uma pessoa mais reservada, na parte técnica, ficava meio cauteloso, mas sempre estava me comunicando com ele e aprendendo”.

Também docente do Curso de Construção Civil, Marcelo lembra ainda o legado acadêmico do colega para a ETFC e seus cursos de Estradas e Edificações, na forma de apostilas. “A contribuição do professor Antonio foi muito forte, por exemplo, na matemática, em geometria, trigonometria, no aspecto da topografia, nos aspectos básicos da topografia. Ele conhecia e gostava de estudar”.

Na biblioteca do campus podem ser consultadas as seguintes obras do professor e pesquisador: Apontamentos de Topografia Geral; Introdução ao Estudo de Topografia Geral; Em Torno do Petróleo, Coletânea e Três Temas do Folclore de Campos dos Goitacazes e Mais Coisas.