CAMPUS CAMPOS CENTRO

Exposição de fotos mostra importância do direito à cidade e da sustentabilidade

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 04/12/2023 17h46, última modificação 04/12/2023 17h46
“Águas da planície: rios, lagoas e histórias” é o tema das fotografias escolhidas pelos estudantes de pós-graduação do IFF Campos Centro para discutir o assunto.
Exposição de fotos retrata recursos hídricos em Campos dos Goytacazes

A exposição vai estrear no dia 6 de dezembro, às 18h, na sala Raul Linhares do IFF Campos Centro.Arte: Divulgação

Estudantes dos cursos de pós-graduação do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro produziram uma exposição de fotos que visa destacar a importância da água, o direito à cidade e a sustentabilidade.

A exposição começa no dia 6 de dezembro, quarta-feira, às 18h, na sala Raul Linhares, que fica no IFF Campos Centro.

A organização da exposição está sendo feita pelas turmas da pós-graduação em Cidades e suas tecnologias e do mestrado em Arquitetura, Urbanismo e suas Tecnologias. Coordenadora dos cursos de pós-graduação, a professora Daniela Bogado explicou o objetivo da exposição.

“O direito à cidade é um direito a uma cidade sustentável, resiliente, saudável, atrativa e a importância da água, além da importância do rio Paraíba do Sul enquanto patrimônio natural e cultural também. A gente fez questionamentos do por quê a cidade se desenvolveu de costas para o rio. Por um lado, existe uma desvalorização dos recursos hídricos. O exercício deles (estudantes) envolveu fazer um estudo do Plano Diretor de Campos dos Goytacazes que tem como estratégia o desenvolvimento sustentável que tem uma parte que trata dos recursos hídricos. Eles reforçaram essa parte das águas até pelos problemas também. Há um estigma da água que segrega o centro de Guarus e também por falta de drenagem urbana quando têm as catástrofes ambientais e alagamentos que são questões urbanas e ambientais”, afirma.

Professor do Curso de Design e aluno do mestrado em arquitetura, Alan Neves disse que parte das fotos foi feita pelos alunos, mas há fotografias feitas pelo fotógrafo César Ferreira publicadas no site da Prefeitura de Campos e adiantou uma atração da exposição. “Tem um painel sobre poluição dos recursos hídricos.”