CAMPUS CAMPOS CENTRO

Exposição itinerante aberta no campus

por admin publicado 13/08/2014 13h05, última modificação 15/12/2017 13h48
Campus Campos Centro recebe exposição que reúne fotografias sobre o Mercado Municipal de Campos. A exibição está acontecendo no Espaço Raul Linhares.

Acontece no IFF campus Campos Centro, até o dia 27, a exposição "O Mercado & O Tempo", realizada pelo SESC-Campos. O projeto é uma exposição itinerante que objetiva levar aos alunos das redes públicas Estadual, Municipal e Federal do município e às demais pessoas da comunidade o conhecimento sobre o Mercado Municipal de Campos, ressaltando sua significativa importância como patrimônio público a ser preservado.

Uma das idealizadoras do projeto, Ângela Codeço, explica que a importância da exposição é múltipla. “Além da importância em si, sobre como se instituiu o Mercado Municipal de Campos e todo o seu universo, é uma exposição multidisciplinar, contemplando também muitas áreas da educação e dando ‘gancho’ para diversas abordagens que giram em torno do mesmo foco”, avalia.

A exposição conta com a exibição de fotos de produtos que são vendidos no Mercado, do sincretismo religioso presente no local e das ruas e prédios próximos. “Pode-se pesquisar desde a parte histórico-cultural, sobre a trajetória das Praças de Mercado, que nem sempre foram naquele local que existe há 93 anos, e conta-se um pouco sobre o histórico da cidade de Campos dos Goytacazes”, comenta Ângela.

“O Mercado & o Tempo” já passou por quatro escolas do município, sendo o IFFluminense  campus Campos-Centro a quinta. A história do Instituto cruza-se com a das praças do Mercado, quando, em 1909, é fundada a Escola de Aprendizes e Artífices situada em frente a uma delas.

A exposição tem um valor afetivo para Ângela e para o outro idealizador, Elisael Barros, pois é um desdobramento do trabalho de conclusão do curso de Design Gráfico feito aqui no Instituto por eles. A proposta, na época, foi um projeto editorial de um livro de História e Arte sobre o Mercado. A exposição também tem como base textual a pesquisa de dissertação de mestrado de Carlos Roberto Bastos Freitas, mestre em Políticas Sociais, sobre o tema.

No dia 21 de agosto, às 19h30min, no auditório Miguel Ramalho, ocorrerá uma palestra e bate-papo com Carlos Roberto, entre outras apresentações de trabalhos voltados para a Arquitetura e o processo de reforma do Mercado, exposto na exposição.

(Publicado em 13/08/2014)