CAMPUS CAMPOS CENTRO

OUTUBRO ROSA

Exposição reforça importância da prevenção contra câncer de mama

por Comunicação Social Campus Campos Centro publicado 09/10/2019 13h37, última modificação 09/10/2019 13h37
De 10 a 17h desta quarta-feira (09), exibição alinhada ao Outubro Rosa acontece no pilotis do campus.
Prevenção ao câncer de mama é tema de exposição no IFF Campos Centro

Fotos revelam a força das mulheres na luta contra o câncer de mama.(Fotos: Letícia Cunha)

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelou, nesta semana, resultados que mostram que o percentual de mortalidade por câncer de mama no Brasil se mostrou abaixo da média comparado a outros países.

Tendo em vista a manutenção desse avanço, a Associação Mulheres Vitoriosas, centro de apoio a mulheres diagnosticadas com câncer que oferece diversos serviços gratuitos, produziu a exposição fotográfica para conscientizar mulheres a fazerem o autoexame de toque. O intuito é incentivar o diagnóstico precoce e nos estágios iniciais – fase em que o tratamento é mais efetivo – e é um fator chave na diminuição da mortalidade pela doença.

A Diretoria de Gestão de Pessoas e o Núcleo de Apoio e Promoção ao Bem-estar (NAPBEM) do Campus Campos Centro, do Instituto Federal Fluminense (IFF), apoiaram a ação que traz registros de participantes da associação atuando como modelos para simbolizar a luta contra a doença e enfrentar os estigmas que a rodeiam.

Patrícia de Souza Ribeiro, participante da Associação Mulheres Vitoriosas, pontua que uma alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos são condições básicas para a prevenção do câncer de mama, além de “autoexame na hora do banho e ao deitar-se sempre que possível”.

É essencial enfatizar a ocorrência da doença em homens, segundo Patrícia de Souza, pois “a maior parte dos homens não são conscientes disso, então também precisam estar alertas na prevenção disso”. E prossegue:

A associação não está apenas engajada no câncer que a mulher pode ter. Inclusive, a nossa blusa da campanha atualmente tem o laço rosa e azul, representando também o Novembro Azul (mês da campanha de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata). Se cuidar é uma luta e é de todos”, afirma.