CAMPUS CAMPOS CENTRO

Faperj seleciona projeto de capacitação do IFF

por admin publicado 04/11/2014 11h45, última modificação 15/12/2017 13h51
Iniciativa prevê atualização tecnológica e intercâmbio entre pesquisadores do Instituto e professores da Escola Estadual José do Patrocínio (CEJOPA).

O projeto de autoria dos professores-pesquisadores do Núcleo de Informática na Educação (NIE) foi submetido à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), por meio do Edital nº 36/2014. O edital destina-se a ações compreendidas no Apoio à melhoria do ensino em escolas da rede pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

Ao todo, a fundação selecionou 139 projetos estando apenas o IFF e a Universidade Estadual do Norte Fluminense entre os contemplados na região. O projeto do NIE / IF Fluminense, intitulado “Tecnologias Digitais na Educação Pública: Capacitação de Docentes no Colégio Estadual José do Patrocínio” tem entre seus objetivos capacitar professores quanto ao uso das Tecnologias Digitais por meio de palestras, oficinas e minicursos.

De acordo com o projeto, “essas ações deverão, por sua vez, conscientizar os docentes da escola parceira quanto aos impactos, ao potencial, aos riscos e às boas práticas na utilização de tecnologias digitais, além de prepará-los a assumirem, de forma efetiva, seu papel de autores de material digital educacional”.

Segundo o NIE, além de ter seus pesquisadores interagindo com docentes do CEJOPA, o projeto possibilitará a atualização do aparato tecnológico, ou seja, seus equipamentos de informática. O programa da FAPERJ destina R$ 450 mil para projetos voltados às escolas públicas situadas fora da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Nesse caso, a meta é estimular “projetos voltados a desenvolver temas relevantes ao processo de ensino-aprendizagem”.

(Postado em 04/11/2014)