CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Documentário

Média metragem tem estudante de Design na direção

por Antonio Barros/Assesssoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 19/03/2026 09h27, última modificação 19/03/2026 09h27
Filme será lançado no Auditório Miguel Ramalho, no IFF Campus Campos Centro, no dia 25 de março, às 18 horas.
Filme

A equipe de produção do docummentário (Foto: Divulgação).

   Dez artistas de diferentes áreas foram convidados a 'reinterpretar um único personagem tendo como referências suas vivências'. Com esse argumento, o diretor Pedro Nicholas Paes dirige o média-metragem “Sobre a Vivência”. Pedro conta que a ideia surgiu de sua convivência com artistas de áreas como design, música, tecnologia e arquitetura em Campos dos Goyacazes. Boa parte dos participantes do filme passou pelo Curso de Design Gráfico, oferecido gratuitamente pelo campus.

   "A produção registra as reflexões desses profissionais de diferentes áreas enquanto enfrentam um desafio comum, revelando como a arte pode assumir formas múltiplas, inesperadas e profundamente pessoais. Ao longo do filme, o público acompanha não apenas o resultado final das obras, mas também os bastidores da criação, os bloqueios, as referências, os impasses e os momentos de descoberta que fazem parte de qualquer processo artístico", detalha Pedro.

    As recentes produções "Absurdo", "Siminino: teatro na planície" e agora “Sobre a Vivência”, além de produções em audiovisual de outros campi, mostra um Instituto Federal Fluminense inquieto e cinematográfico. Nas produções, registra-se a participação de alunos do Curso de Licenciatura em Teatro e do Curso de Design Gráfico.

   "Vejo esse momento como extremamente significativo, tanto do ponto de vista formativo quanto institucional. A produção de filmes, com a participação de alunos e egressos do curso demonstra, na prática, a potência do ensino aplicado, em que o conhecimento construído em sala de aula se desdobra em experiências reais de criação e produção", comenta o coordenador do Curso de Tecnologia em Design Gráfico, Alan Rene Lopes Neves.

   Alan também ressalta a contribuição jovem diretor para o Instituto: "Nesse sentido, Pedro é um aluno que já tem alguma experiência na área, o que agrega ao curso a partir do momento em que ele compartilha esse conhecimentos com os colegas. “Sobre a Vivência” é um projeto viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, com publicação pela Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.

Ficha técnica resumida

Roteiro e Direção: Pedro Paes

Núcleos de produção

● Eduardo Hypólito

● Giulia Who

● Carolina Cidade

● Ariel Morelo

● Mina Simone