CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Meditação

Fundamentos da Prática são tema de palestra realizada pelo projeto IFF Medita

por Antonio Barros publicado 14/11/2017 11h59, última modificação 14/11/2017 11h59
Ministrada pela professora Eneida Tavares, a palestra é uma das ações do projeto de extensão 'Educação Neohumanista, yoga e meditação'
IFF Medita

Palestra da professora Eneida Tavares para praticantes e interessados em meditação.

Terças e quintas-feiras são dias de yoga e meditação no Campus Campos Centro. O local é o Ginásio de Esportes Fernando Duncan e o horário é de 8h às 9h30mim. Mas nesta terça-feira, 14/11, o corpo cedeu e os ouvidos ficaram atentos. Em sua palestra, a professora Eneida Tavares fez uma síntese do pensamento de mestres e pesquisadores dos benefícios da meditação. 

- A meditação é um caminho, mas é difícil meditar porque estamos ligados em nossa mente consciente. Precisamos de 'silêncio' para alcançar nossa paz interior. Mas tem de querer - observou ela para os presentes. O encontro aconteceu no Auditório Reginaldo Rangel, no mesmo horário das práticas semanais. 

No imaginário das pessoas, quem medita está sentado, com as pernas cruzadas e o pensamento variando. Mas, como ensinam Eneida e muitos outros praticantes da meditação, requer-se do praticante um  desligamento pleno,  um foco em si mesmo, seu corpo, um profundo mergulho em camadas do inconsciente mental. A postura para meditação é importante visando estabelecer um paralelismo entre o físico e o mental. Normalmente a pessoa sentada com conforto, mãos estabelecendo conexão - dedos indicador e polegas juntos, formando pequeno circulo - e para que esse conjunto aconteça é preciso fortalecimento da estrutura física. Dai os exercícios que antecedem à meditação. 

Outro ensinamento lembrado por Eneida durante o encontro é a importância da respiração. "A respiração diafragmática massageia os órgãos internos" e reduz a produção do cortisol, hormônio produzido pela parte superior da glândula supra-renal e que está envolvido em alguma resposta ao estresse. 

Assunto de interesse cada vez maior das pessoas, a qualidade do sono também entrou na 'conversa'. Para a praticante de Yoga há 17 anos,  "ativamos muito a serotonina à noite promovendo um desequilíbrio - pois a noite é para produzir melatonina. Os dois hormônios estão envolvidos diretamente e respectivamente na relação atividade-relaxamento, ou ligado e desligado. 

Restou aos participantes um tempinho para tirar algumas dúvidas e conhecer autores que se dedicam à prática de yoga e meditação.