CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Yoga

IFF Medita promove transformações no corpo e na alma de participantes

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 04/09/2017 17h42, última modificação 04/09/2017 17h42
Um dos projetos bem sucedidos da Extensão do Campus Campos Centro continua somando e surpreendendo.
IFF Medita

A atividade é praticada por servidores e pessoas da comunidade.

Há um ano, as terças e quintas-feiras de dezenas de pessoas começam de maneira especial. Reserva-se uma hora para corpo e alma. Sob o comando suave e atento da professora Eneida Tavares, os participantes do projeto praticam yoga e meditação. O nome formal do projeto é "Educação Neohumanista, Yoga e Meditação: do equilíbrio individual ao social". Uma forma de somar e até mesmo surpreender. “Jamais me imaginei fazendo uma aula de yoga e hoje eu faço e os benefícios são muito grandes!”, revela Vanda Rambaldi, uma agitada confessa. “A meditação é tudo de bom!”, observa ela.

Assim como Vanda, Fernanda da Silva Siqueira participa do projeto como pessoa da comunidade externa. Ela soube por uma vizinha e desde fevereiro dá combate a incômodos físicos com “alongamento, porque tenho artrose, a coluna está estourada” 

Neohumanismo

Eneida pratica yoga e meditação há 17 anos e segue as propostas do neohumanismo – entre elas a integração homem e meio ambiente, qualidades como a bondade, intelecto crítico e responsabilidade consigo e com o próximo. No caso local, essa corrente filosófica chegou por meio de palestra e, posteriormente, um curso do monge e facilitador Ácarya Jinanananda Avadhuta. Como lembra o servidor Estevam Farias, o IFF Medita é uma ramificação do neohumanismo.

Esse projeto de yoga e meditação dentro da proposta do neohumanismo é realizado com muito amor e desejo de que possamos dia a dia nos livrar das limitações a que estamos sujeitos, que não são somente físicas, mas também psíquicas e espirituais. Quando ocorre uma mudança individual também ocorre na vida coletiva. A meditação é a nossa principal aliada e a pratica das posturas de yoga nos ajuda na meditação – explica a professora Eneida.

- É de grande importância tanto para a comunidade interna quanto para a externa. Para uma vida particular, no trabalho e em sociedade equilibrada, devemos primeiramente conhecer o nosso corpo, para pô-lo em sintonia com o ambiente que circundarmos. Todos, de longe, percebem esta energia que é emanada. Me sinto muito bem participando deste projeto que, visivelmente, trouxe muitos benefícios para a minha saúde, concentração e superação de limites – conclui Estevam.