CAMPUS CAMPOS CENTRO

Ginásio do IFFluminense é reinaugurado

por admin publicado 03/11/2014 09h05, última modificação 15/12/2017 13h51
Com a presença do ex-diretor Renato Marion de Aquino, cerimônia deu novo nome ao espaço e homenageou o ex-professor de Educação Física Fernando Fritsch Duncan

Na última sexta-feira, toda a comunidade do IFF campus Campos Centro ganhou um presente: o ginásio poliesportivo da instituição foi reinaugurado, após um ano e meio de obras. O projeto foi uma iniciativa da Direção de Infraestrutura com o apoio da Direção Geral. Ao todo, foram gastos R$ 3 milhões para a reforma, que ampliou a usabilidade da construção, criando novas salas para atividades como Musculação, Pilates e Fisioterapia. A quadra e o parque aquático, que já existiam, foram melhorados para o uso de todos do Instituto.

Reinauguração do Ginásio 311014

O novo ginásio de esportes recebeu o nome de Fernando Fritsch Duncan, ex-professor de Educação Física do Instituto Federal, onde atuou até 1948, quando este ainda era Escola Técnica. Ele também foi um atleta campista de grande relevância e foi homenageado como uma forma de marcar os grandes nomes do esporte na região.

Os avanços no espaço também marcam um projeto de criação de dois novos cursos de Licenciatura para o próximo ano: Educação Física e Teatro. Com melhores instalações, o IFFluminense poderá dar suporte às novas graduações, já que haverá lugar para a prática de esportes e apresentações artísticas. Tanto é que o ginásio já começou a ser usado. Durante a cerimônia de reinauguração também aconteceu a abertura dos JIFETs, os Jogos das Instituições Federais de Educação ou de Ensino Técnico da região Sudeste. O novo ambiente recebeu, durante o fim de semana, as disputas da modalidade de basquete entre as sete escolas da Rede Federal participantes.

Reinauguração do Ginásio 311014b

Para o Coordenador do curso de Educação Física, Carlos Augusto Boynard, o retorno do ginásio poliesportivo foi um desafio que só se realizou com a ajuda e cooperação de todos os envolvidos no projeto. O Diretor Geral do IFF campus Campos Centro, Jefferson Manhães de Azevedo, também ressaltou a integração para o sucesso desta reinauguração. “Se hoje entregamos este ginásio é porque há 42 anos alguém semeou. Eu quero agradecer a todas as pessoas que são responsáveis diretas por essa obra e que acreditam que o esporte é uma atividade formativa”, disse o diretor.

Reinauguração do Ginásio 311014c

Na cerimônia também esteve presente o ex-diretor do campus, Renato Marion de Aquino, que era o gestor do Instituto na época da inauguração do ginásio, em 1972. Ele comemorou a modernização do lugar que ajudou a construir. “Eu não fiz isso sozinho, muitos me ajudaram e fizeram parte disso. É muito bom ver esta realização 42 anos depois. E não desejo 42, e sim mais 420 anos para este espaço!”, festejou.
Reinauguração do Ginásio 311014d

Reinauguração do Ginásio 311014e