CAMPUS CAMPOS CENTRO

Grupo aprende sobre necessidade especiais

por admin publicado 17/04/2015 11h15, última modificação 15/12/2017 13h51
Ideia de oferecer treinamento a pessoas interessadas em ampliar a inclusão de quem tem alguma limitação física surgiu com observações da rotina do IFF.

Os visitantes, os novos servidores e estudantes não deixam de reparar no piso tátil instalado no térreo do Campus Campos Centro. É pelo caminho de placas com alto relevo que deficientes visuais se guiam para um deslocamento seguro. Mas não bastam os meios físicos. O Núcleo do Bem Estar (NAPBEM) e o Núcleo de Atendimento a Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE), do campus, perceberam isso e partiram para ação.

Com oferta de 30 vagas foi realizado um treinamento, ao longo de quatro horas, em que portadores e pessoas que não necessitam trocaram informações práticas sobre como tornar melhor a vida de quem tem alguma limitação física. Uma das constatações que levaram à iniciativa é: “Diversos são os setores que necessitam se adaptar não só no que tange à esfera arquitetônica, mas também no que se refere ao trato aos diversos públicos, tais como surdos, cegos, cadeirantes, entre outros”, destacam os organizadores.

Treinamento Napnee

Entre os palestrantes estiveram os servidores Sarah Barreto, Julio Cesar Barroso e Jefferson Gomes, todos portadores de necessidades especiais. De acordo a servidora Aline Creton, do NAPBEM, o encontro tem tudo para novas edições:

- O treinamento foi bastante dinâmico e superou nossas expectativas. Todas as 30 vagas foram preenchidas e os participantes ressaltaram a necessidade de todos os gestores participarem desse treinamento. Tivemos como palestrantes pessoas que vivem em sua realidade todas as dificuldades apresentadas – destaca Aline.

FF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 17/04/15)