CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Livros

Historiadores do IFF participam de coleção sobre a Rede Federal

por Antonio Barros/Assesssoria de Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 23/10/2024 12h54, última modificação 23/10/2024 12h54
Os livros integram o projeto editorial "Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil".
O professor Rodrigo Rosseline e bolsistas do Centro de Memória Nilo Peçanha, do IFF Campus Campos Centro (Foto: Divulgação).

O professor Rodrigo Rosseline e bolsistas do Centro de Memória Nilo Peçanha, do IFF Campus Campos Centro (Foto: Divulgação).

   Os professores Rodrigo Rosseline e Fábio Siqueira, do IFF Campus Campos Centro, e a professora Dayane Altoé, do IFF Campus São João da Barra, pesquisaram a história do Instituto Federal Fluminense, desde sua origem com a Escola de Aprendizes Artífices, em Campos dos Goytacazes. Rodrigo foi designado pelo reitor Victor Saraiva para escrever sobre o IFFluminense, após a ideia dos livros ser lançada, em janeiro deste ano, durante a 130ª edição do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

   Na empreitada, ele tem como co-autores os professores Fábio e Dayane. "A coleção é composta por cinco livros, um para cada região do país, contendo um capítulo para cada Instituto Federal, Cefets e Colégio Pedro II", explica Rodrigo. Os livros serão lançados no encerramento da 48ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), realizada em Caldas Novas, Goiás. A cerimônia de lançamento da coleção acontecerá nesta quinta-feira, 24 de outubro, às 14h, com a presença de cerca de 30 autores. Os professores do IFF trabalharam na pesquisa e elaboração do capítulo entre abril e agosto de 2024, um prazo curto e de intensa atividade.

  - Foi fundamental montar uma equipe diversificada de historiadores do nosso Instituto. Eu já vinha desenvolvendo um trabalho de pesquisa envolvendo notas biográficas dos ex-diretores desde 1909, passando por todas as diferentes institucionalidades que o Campus Campos Centro do IFF já teve. Todo o contexto tratando de políticas públicas de educação no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro na Primeira República - período de criação da rede de Escolas de Aprendizes Artífices - e da Era Vargas, quando se estabeleceu o ensino industrial e técnico no país, eu estudei ao longo da última década, no meu mestrado e doutorado -detalha Rosseline.

   Recorrendo à metodologia da História Oral, o professor Fábio Siqueira entrevistou ex-diretores do período da Escola Técnica Federal de Campos e Cefet. O momento da criação dos Institutos Federais, em 2008, e da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, foi estudado pela professora Dayane Altoé, em sua tese de doutorado. Os historiadores trabalharam ainda com a vasta literatura existente sobre o tema e, principalmente, com os acervos do Centro de Memória Nilo Peçanha, do Campus Campos Centro, além da coleção de jornais do Arquivo Público Municipal de Campos. 

   O lançamento das obras terá transmissão, nesta quinta-feira, pelo canal e-TV da Educação a Distancia do Instituto Federal de Goiás. Acesse AQUI