CAMPUS CAMPOS CENTRO

Gestão Escolar

I Saberes e Fazeres na Gestão Escolar compartilha experiências e resultados

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 07/12/2018 10h23, última modificação 07/12/2018 18h37
Evento contou com oficinas e mesa-redonda para refletir sobre os saberes e práticas da gestão escolar.
Gestão Escolar

Mesa discute os saberes e fazeres da gestão escolar.

A proposta da comissão organizadora, montar um evento para que pessoas que atuam na área de gestão escolar viessem a compartilhar seus desafios e superações, durante suas diferentes trajetórias, foi concluída com êxito. Alunos de diferentes áreas compareceram ao Auditório Cristina Bastos. Um das participantes, Davi Luís Caetano, licenciando em Letras, comenta:

- Esse conceito de gestão escolar democrática é tema de discussão constante e necessária. Em muitas escolas perduram hiatos nesse fazer democrático, debaixo de uma crença que centraliza as responsabilidades e decisões sobre o diretor. Nisso, é muito importante esse diálogo com aqueles que conseguiram articular meios de promover uma educação participativa e de qualidade em suas escolas, através do engajamento coletivo e senso de propósito. Uma ótima fonte de inspiração para nós, futuros professores.

O evento foi separado em dois momentos: o primeiro, com as oficinas "Competências essenciais para a gestão da liderança", ministrada por Leandro Ramos Costa (MasterMind Itaperuna); "IFFemnumeros como ferramenta de gestão: limites e possibilidades", com os professores Marcelo Peçanha Sarmento e André Gomes Tardin (IFFluminense Reitoria); e "Boas práticas de gestão educacional: construção coletiva de resultados", com as professoras Josélia Rita da Silva e Michelle Maria Freitas Neto (IFFluminense campus Itaperuna). No segundo momento, houve a mesa-redonda, homônima ao título do evento, com o professor Jonas Emanuel Pinto Magalhães (UFF) e a professora Juliana Rohsner Vianna Toniati (Escola Estadual Jones José do Nascimento - Serra/ES).

- Para mim foi uma enorme alegria contar um pouco da história da nossa escola. Compartilhar a experiência de uma escola pública desacreditada, num bairro periférico repleto de problemas sociais que reescreveu sua história a partir de uma gestão democrática que conseguiu despertar o engajamento de toda a comunidade escolar. Nós acreditamos na educação pública de qualidade e temos a certeza de que eventos como esse fazem a diferença na construção da identidade profissional destes estudantes. - comenta a professora Juliana Rohsner Vianna Toniati.