CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Pensar a educação

I Semana Pedagógica do Campos Centro mobiliza servidores docentes e administrativos

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 03/04/2019 18h47, última modificação 03/04/2019 18h47
Promovida pela gestão do Campus Campos Centro, a I Semana Pedagógica discute os Desafios da educação na atualidade.
I Semana Pedagógica

Professora da Licenciatura em Teatro relata conclusões de seu grupo de discussão (Foto: Rakenny Braga)

A I Semana Pedagógica foi aberta nesta terça-feira, 2 de abril, promovendo um encontro entre professores e as psicólogas da Coordenação de Apoio ao Estudante (CAE) no Auditório Miguel Ramalho. A partir do tema central da iniciativa, os Desafios da educação na atualidade, os educadores discutiram, em grupos, questões como formas de motivar os alunos. As psicólogas do campus, Emanuela Nunes Sodré e Rhena Schuler Zacarias, conduziram o trabalho.

Após discutir os pontos de reflexão propostos pelas psicólogas, os grupos de professores relataram suas constatações e proposições para enfrentar os desafios vivenciados em sala de aula. Entre elas: necessidade de haver mais tempo para a qualidade de vida do aluno; o desafio de aprender a enfrentar frustrações; uma constatação de que há falta de resiliência por parte de alunos; o desejo de motivar mais o aluno; percepções de que há falta de diálogo em casa, o que acarreta em problemas na sala de aula; Outras estratégias de avaliação, para além da tradicional prova.  Após as manifestações dos grupos, Rhena ministrou uma palestra sobre saúde mental. 

Prossegue - A programação foi continuada na manhã desta quarta-feira, 03 de abril, com o desdobramento da discussão sobre os Desafios da educação. Nesta quinta-feira, a partir das 15 horas, haverá um encontro entre docentes e todos os diretores do campus. Apontamentos sobre controle de frequência é um dos temas programados. Na próxima semana, as discussões serão destinadas aos servidores administrativos.

A I Semana Pedagógica foi idealizada pela Diretoria de Planejamento Estratégico do Campos Centro e está promovendo uma marcante participação dos servidores, em um momento em que o campus inicia um breve período de férias. No dia 24 de abril será aberto o período letivo 2019.1